Moradores e frequentadores do Parque do Japira, em Apucarana, estão sofrendo com mau cheiro e pedem que à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e às autoridades locais resolva este persistente problema de vazamento de esgoto que está afetando esse importante ponto de lazer.
Um vídeo filmado pelo apresentador Márcio Silvestre do Canal 38 revelou que o vazamento de esgoto no Parque do Japira dá enjoo e dor de cabeça, além de que do lado tem um lago com água limpa que é um recurso natural e área de lazer essencial para os moradores da região e está sendo poluído pelo vazamento do esgoto. O apresentador afirmou que os vazamentos deixam um mau cheiro muito forte. Com a falta de reparo pela equipe da Sanepar os vazamentos aumentam em poucos dias. A população não está conseguindo nem se alimentar de tão forte que é o mau cheiro.
Essa situação está causando um impacto ambiental significativo, uma vez que a poluição resultante desse vazamento está contaminando as águas da Represa ao lado. A qualidade da água e a vida aquática na represa estão sendo ameaçadas, gerando preocupações na comunidade.
Os frequentadores do Parque do Japira e os moradores locais esperam que os vazamentos sejam resolvidos em uma ação rápida e eficaz para resolver o problema. O Parque do Japira é uma área de lazer importante para a cidade de Apucarana, e sua preservação é fundamental. As autoridades locais estão sendo instadas a agir de forma eficaz para garantir que seja parado este vazamento e que se torne um local seguro e saudável para a comunidade.
A resposta da Sanepar e das autoridades locais será fundamental para tranquilizar os moradores e usuários do Parque do Japira, garantindo que as medidas adequadas sejam tomadas para conter os vazamentos de esgoto e preservar esse espaço de lazer essencial em Apucarana. No entanto, a comunidade também expressa preocupação sobre a eficácia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no município de Apucarana, que enfrentam críticas por sua ineficácia em lidar com questões ambientais.