A vereadora Eliana Rocha destacou a importância da participação da população nas decisões do Legislativo e comentou mudanças realizadas no funcionamento das sessões da Câmara Municipal de Apucarana, em Apucarana.
Durante entrevista ao Canal 38, a parlamentar falou sobre sua trajetória e a responsabilidade de representar as mulheres no Legislativo municipal.
“Eu sou a Eliana Rocha, vice-presidente da Câmara, procuradora da Mulher na Câmara Municipal e vereadora de primeiro mandato. Atualmente sou a única mulher eleita pelo voto em Apucarana. Esperamos mudar essa história, porque precisamos trabalhar para que isso não aconteça mais, ter apenas uma representante no Legislativo”, afirmou.
A vereadora também agradeceu o espaço concedido pela imprensa e ressaltou a importância dos veículos de comunicação para aproximar o trabalho dos parlamentares da população.
“É um prazer poder falar aqui ao Canal 38. Muito obrigada pela oportunidade. A gente se sente em casa aqui, porque temos um contato muito bom com a imprensa. Muitas pessoas não conseguem ir até a Câmara ou acompanhar o nosso mandato pessoalmente, e através da imprensa e do Canal 38 conseguem acompanhar o trabalho que estamos realizando”, disse.
Eliana ainda comentou sobre uma mudança recente realizada na Câmara Municipal, que alterou o horário das sessões para facilitar a participação da comunidade.
Segundo ela, a decisão foi tomada em conjunto com o presidente da Casa, Danilo Acioli, e contou com o apoio de todos os vereadores.
“Nós mudamos o horário das sessões para as 19 horas, tanto as ordinárias quanto as extraordinárias e também as moções de aplausos. Muitas pessoas querem participar da vida política, mas antes as sessões aconteciam em horário em que a maioria estava trabalhando. Foi uma iniciativa do presidente Danilo, minha e de todos os vereadores, que foi aprovada de forma unânime”, explicou.
Apesar da mudança, a vereadora destaca que a participação popular ainda precisa crescer.
“As cobranças são grandes, mas a participação ainda é pequena. As pessoas precisam acompanhar mais de perto o trabalho do Legislativo, seja presencialmente ou pelo YouTube”, comentou.
Eliana reforçou ainda que seu gabinete e a Procuradoria da Mulher estão abertos para receber sugestões, críticas e ideias da comunidade.
“Nosso gabinete está sempre aberto, assim como a Procuradoria da Mulher. A participação da população faz toda a diferença no nosso mandato. Quem vive os problemas do dia a dia são as pessoas que estão nos bairros e na zona rural, e nós precisamos ouvir essas demandas”, concluiu a vereadora.