A Prefeitura de Arapongas através do prefeito Sergio Onofre anunciou na quarta-feira (24) o percentual de 7% de reajuste salarial para os servidores públicos municipais para o ano de 2024. Enquanto isso, prefeito Junior da Femac concedeu apenas 4,81%, muito menos do reajuste da tarifa do transporte urbano que foi de 12,5% em Apucarana.
Segundo o prefeito Sérgio Onofre, o percentual foi definido após reuniões com as secretarias de Finanças, de Governo e de Administração, além do Sindicato dos Servidores Públicos e das Autarquias Municipais de Arapongas e Sabáudia (SISPAMAS). “É um dos maiores percentuais da região e que nós estamos concedendo após uma avaliação com os secretários e em reconhecimento ao empenho dos servidores públicos, que fazem um trabalho fundamental para o êxito da administração”, destacou o prefeito.
O percentual de 7% se destaca entre os municípios vizinhos. Basta lembrar que em Rolândia o reajuste foi de 4%, em Astorga 4,62%, em Sabáudia 3,71% e em Apucarana 4,81%. Em 2022, a Prefeitura decidiu antecipar o aumento já para a folha de janeiro, o que fez com que a data-base dos servidores públicos, a partir daquele ano, passasse a ser janeiro e não mais abril. Isso permitiu trabalhar melhor com os índices e seguir as datas adotadas para o funcionalismo estadual e federal.
O secretário de Governo, Rafael Cita, afirmou que o reajuste mantém as despesas com a folha dos servidores dentro dos limites recomendados pelo Tribunal de Contas. “É o melhor que a administração pode fazer mantendo as despesas com pessoal dentro da margem permitida. Faz-se, mais uma vez, justiça com a categoria dos servidores, que na atual administração vem conseguindo esses e outros avanços importantes”, avalia Rafael Cita.
Sérgio Onofre destaca que a administração vem mantendo uma frente de obras que somam mais de R$ 30 milhões, além de um grande volume de serviços. “Poucos municípios do nosso porte têm, por exemplo, um 24 Horas, uma UPA, um Pronto Atendimento Infantil, três 18 Horas, dezenas de UBS, um Centro Integrado de Saúde da Mulher, isso só na área da saúde. Some-se a isso as dezenas de escolas municipais, os centros municipais de educação infantil, a Central de Merenda, os CCIs, os CRAs e tantos outros departamentos onde a dedicação do servidor é fundamental para que os serviços públicos cheguem com qualidade à população”, finaliza o prefeito.
Enquanto o prefeito Sérgio Onofre de Arapongas é enaltecido pelos servidores municipais, o prefeito Junior da Femac é duramente criticado. É unânime afirmar que está sendo o pior prefeito da história da cidade, envolvido no maior foco de corrupção. Há acusações de terceirização de obras públicas para empresas do prefeito e sua família, além de diversos outros escândalos.
Destaca-se o caso da “roçadinha”, que hoje está afetando diretamente a população apucaranense, contribuindo para o maior número de casos de dengue no Paraná. A população sofre com a saúde pública, a falta de recursos financeiros e, indiferente à opinião pública, a administração gasta mais de R$ 1 milhão dos recursos livres com a festa de aniversário da cidade. Enquanto isso, há escassez de recursos essenciais para contratação de médicos, remédios, exames e cirurgias eletivas. A falta de soro para reidratação é um exemplo gritante do descaso com a população, evidenciado pelo fato de a administração municipal distribuir uma receita para soro caseiro aos cidadãos.