Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana, realizada na noite desta segunda-feira (09), o vereador Odarlone Orente avaliou os trabalhos como produtivos, celebrando a aprovação de projetos de sua autoria e destacando debates considerados fundamentais para a cidade.

Segundo o parlamentar, três projetos avançaram durante a sessão. “Foi profícua, nós conseguimos, para mim em especial, aprovar três projetos de minha autoria: um reconhecimento para cidadania honorária, o projeto de lei sobre os entregadores de aplicativos de delivery e o Prêmio Zumbi dos Palmares”, afirmou. Odarlone explicou que um dos projetos foi aprovado em segunda discussão, enquanto os outros dois avançaram em primeira votação.

Alguns requerimentos precisaram ser retirados temporariamente devido a trâmites internos, mas deverão retornar na próxima sessão. “Alguns requerimentos nós tivemos que retirar, pedir vistas por conta de um processo interno, e eles voltam na próxima sessão”, explicou.

Entre os temas debatidos, o vereador deu ênfase à segurança dos entregadores de aplicativos, especialmente motoboys. Segundo ele, a proposta terá impacto direto na vida desses trabalhadores. “Nós discutimos bastante sobre os motoboys, que têm impacto positivo para trabalhadores que, no final do dia, nos finais de semana ou à noite, entregam alimentos e encomendas”, destacou.

O projeto busca regulamentar a entrega em condomínios, evitando conflitos e situações de violência. “Recentemente, em vários lugares do país, ocorreram agressões e até mortes porque o motoboy se recusou a subir em um prédio para levar a encomenda até a porta do apartamento. Agora estamos regulamentando para que a entrega seja feita na portaria, em espaço adequado nos condomínios”, explicou. Odarlone acrescentou que, nos condomínios horizontais, haverá regras específicas, respeitando a dinâmica local. “O fundamental é proteger o trabalhador e evitar que algo que deveria ser um serviço ou lazer termine em violência, inclusive com risco de morte”, completou.

Durante a sessão, Odarlone também abordou a violência contra a mulher, ressaltando a importância do debate e da responsabilidade masculina. “Esse é um debate que nós, principalmente homens, temos que fazer desde a infância, ensinando nossos filhos a respeitar as mulheres”, afirmou.

O parlamentar citou ainda a campanha do Pacto Nacional contra o Feminicídio, lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pactuada com os demais poderes. “Quatro mulheres por dia são assassinadas no nosso país. Isso tem que acabar. É uma iniciativa que nos compete enquanto homens e cidadãos, para proteger nossas filhas, mães, avós, irmãs e todas as mulheres que convivem com a gente em sociedade”, concluiu Odarlone Orente.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: