O ano letivo de 2026 tem início nesta quinta-feira (5) para cerca de 1 milhão de estudantes da rede estadual de ensino do Paraná. As aulas retornam em mais de 2 mil escolas estaduais, distribuídas nos 399 municípios paranaenses, que ofertam Ensino Fundamental e Ensino Médio.

No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, que abrange 16 municípios, aproximadamente 27.300 estudantes retornam às atividades escolares em 63 escolas estaduais.

A entrega de kits escolares, iniciada em 2025, passa a atender todos os alunos da rede estadual em 2026. Neste ano, as Apaes também serão contempladas, ampliando o apoio aos estudantes da educação especial.

Outra novidade é a expansão do modelo Cívico-Militar e Parceiro da Escola. O número de escolas cívico-militares na região aumentou de 15, em 2025, para 18 instituições em 2026, com a inclusão da Escola Estadual Francisco Antônio de Sousa, em Apucarana; do Colégio Estadual Ivanilde de Noronha, em Arapongas; e do Colégio Estadual Hermínia Rolim Lupion, em Sabáudia.

Em Mauá da Serra, o Colégio Estadual João Plath passa a ser atendido pelo modelo Parceiro da Escola, totalizando 04 instituições.

Além disso, uma das principais inovações pedagógicas para o ano letivo é a oferta do curso técnico em Inteligência Artificial e Dados, destinado aos estudantes do Ensino Médio da rede estadual, alinhando a formação escolar às novas demandas do mercado e às tecnologias emergentes.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: