Unidade no Núcleo Afonso Alves de Camargo foi iniciada há cerca de uma década, enfrentou paralisações e passa a atender até 120 crianças em período integral.

A espera acabou. A Prefeitura de Apucarana entregou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor João Baptista Mareze, no Núcleo Afonso Alves de Camargo. A obra, iniciada há cerca de dez anos e marcada por sucessivas paralisações, foi concluída pela atual administração e passa a atender até 120 crianças de 0 a 5 anos em período integral. A solenidade representou a realização de um antigo sonho da comunidade e prestou homenagem a um dos pioneiros da educação no município.

Ao abordar o histórico da obra, o prefeito Rodolfo Mota lembrou que a conclusão dos chamados “CMEIs abandonados” era um compromisso assumido desde campanhas anteriores. “Em 2020, eu disse que queria ser prefeito para terminar essa obra. Não ganhamos a eleição, mas em 2024 ela ainda estava parada e mais uma vez assumi esse compromisso com a população”, recordou.

O prefeito frisou que muitas mães dependem da vaga no centro infantil para poder trabalhar. “A obra parada só aumentava a frustração das famílias. Tantas crianças poderiam ter passado por aqui ao longo desses anos. Elas cresceram, passaram da idade de ir para o CMEI e infelizmente não tiveram essa oportunidade”, lamentou.

Rodolfo Mota também reforçou que a educação infantil é a base de todo o desenvolvimento educacional e destacou que a Prefeitura seguirá avançando na área. “Cada CMEI entregue representa tranquilidade para os pais e oportunidade para as crianças aprenderem desde cedo em um ambiente seguro”, afirmou, acrescentando que a meta da gestão é finalizar outras unidades que ficaram anos com as obras paradas e também licitar novos CMEIs.

A secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, falou com a experiência de quem já viveu o dia a dia de um centro infantil. “Fui professora de CMEI por 10 anos e sei a importância de um ambiente adequado. Antes, havia locais onde chovia dentro e a hora-atividade era feita em cubículos. Nossas servidoras são guerreiras, e as crianças merecem um espaço com trocador, parque e estrutura planejada para passar o dia”, ressaltou.

O secretário municipal de Obras, Mateus Franciscon Fernandes, explicou que, embora a estrutura estivesse com cerca de 95% do cronograma executado, a conclusão exigiu articulação técnica e administrativa. “Não era apenas pintar. Foi necessário sentar com a construtora e negociar cada detalhe que estava parado por falta de diálogo. Entregamos uma escola moderna, com piso tátil e acessibilidade para atender crianças com deficiência”, detalhou.

O CMEI recebeu o nome de João Baptista Mareze, educador pioneiro em Apucarana. Representando a família do homenageado, o filho João Luiz Mareze compartilhou a trajetória do pai, que iniciou a carreira docente em 1951 e passou por diversas instituições tradicionais do município. “Meu pai dedicou cada dia à sala de aula. Ver este CMEI inaugurado com o nome dele traz uma emoção muito forte e memórias de tudo o que ele representou para seus alunos”, declarou.

A diretora da unidade, Lucilaine Machado, definiu o momento como a concretização de um anseio coletivo de profissionais da educação e moradores do bairro. “Este momento não é apenas a entrega de um prédio, mas a realização de um sonho de muitos anos”, afirmou.

A solenidade contou ainda com a presença de familiares do homenageado, do presidente da Câmara Municipal, Danylo Acioli, e dos vereadores Gabriel Caldeira, Guilherme Livoti, Pablo da Segurança, Eliana Rocha e Sidnei da Levelimp. O vereador Luciano Facchiano enviou representante.

Construído pelo projeto Proinfância Tipo 2, do governo federal, o CMEI possui área de 890,73 metros quadrados e capacidade para atender até 120 crianças em período integral. A estrutura conta com salas de aula, espaços pedagógicos, áreas administrativas, cozinha, lavanderia, pátio coberto e playground.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: