A 63ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, realizada no sábado 31 de janeiro de 2026, entrou para a história não apenas pelo recorde de 5,7 mil atletas inscritos, mas também pela vitória consagradora do queniano Willian Kibor, que confirmou o favoritismo e venceu a prova dos 10 quilômetros – categoria masculina geral, em Apucarana.
Aos 41 anos, Kibor participou oficialmente da Prova 28 de Janeiro pela primeira vez, embora tenha lembrado que já correu na cidade em outra oportunidade, há bastante tempo. Mesmo sem recordar o ano exato, destacou que esta foi sua segunda passagem por Apucarana. O atleta chegou como um dos grandes favoritos após resultados expressivos, como o quarto lugar na última São Silvestre, além de ser o detentor da melhor marca dos 10 km no Brasil em 2025, com o tempo de 28 minutos e 52 segundos.
Após cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, Willian Kibor ressaltou o nível técnico da disputa e avaliou positivamente a competição.
“A competição foi boa. Eu agradeço muito pela participação. Durante a corrida eu fui me distanciando do segundo colocado, mas somos atletas que já estão acostumados a correr juntos”, afirmou.
O campeão também fez questão de elogiar o percurso da prova e o apoio do público ao longo de todo o trajeto.
“O percurso é muito bacana e o povo é fantástico. As pessoas torcendo, incentivando, passando energia durante a corrida fazem muita diferença”, destacou.
Visivelmente emocionado, Kibor encerrou sua fala agradecendo à cidade e demonstrando carinho por Apucarana.
“Eu agradeço muito e digo que amo Apucarana. Amo as pessoas de Apucarana”, concluiu.
Na prova dos 10 km masculino, Willian Kibor cruzou a chegada com o tempo bruto de 29 minutos e 16 segundos, mesmo tempo registrado por Edielson de Ávila Almeida, que ficou com a segunda colocação após critério de classificação. Wendell Jerônimo Souza completou o pódio em terceiro lugar, seguido por Andre Luiz Silva Antonio, em quarto.
Classificação Masculino Geral – 10 km
Tempo Bruto
1º Willian Kibor – 00:29:16
2º Edielson de Ávila Almeida – 00:29:16
3º Wendell Jerônimo Souza – 00:30:24
4º Andre Luiz Silva Antonio – 00:31:09
5º Eddson Aparecido Emidio
A vitória de Willian Kibor coroou uma edição histórica da Prova Pedestre 28 de Janeiro, que mais uma vez consolidou Apucarana como referência nacional no atletismo, reunindo atletas de elite, grande participação popular e um clima de festa, superação e emoção do início ao fim.