Uma abordagem de rotina realizada pela Guarda Municipal de Arapongas, na tarde desta sexta-feira (30), nas proximidades da rodoviária, terminou na prisão de um homem por tráfico de drogas. A ação foi conduzida pela equipe da ROMU, comandada pelo GM de Souza, que detalhou a ocorrência.
Segundo o comandante, o veículo Chevrolet Astra, de cor preta, chamou a atenção da equipe após o condutor ser flagrado manuseando o celular enquanto dirigia, o que configura infração de trânsito.
“Na tarde de hoje, próximo à rodoviária, nós avistamos um veículo Astra da cor preta. O condutor estava manuseando o celular, situação essa que é infração de trânsito. Diante disso, foi realizada a abordagem, e de pronto ele acatou”, explicou Souza.
Durante a abordagem, o motorista informou não possuir habilitação e afirmou que o carro pertencia ao pai. Ainda conforme o comandante, o nervosismo do condutor levantou suspeitas, o que levou a novos questionamentos.
“Ele se apresentou um pouco nervoso. Foi questionado se tinha algo ilícito no veículo e, de pronto, relatou que havia uma porção de cocaína próxima ao freio de mão”, relatou.
Na vistoria indicada pelo próprio condutor, a equipe localizou uma porção maior de cocaína, embalada e pronta para venda, conhecida no meio do tráfico como “galo”, avaliada em cerca de R$ 50. Em seguida, o homem admitiu que havia mais entorpecentes no carro.
“Ele falou que não era usuário e que tinha mais porções no painel, próximo à saída de ar. Fomos verificar e, dentro de uma meia, encontramos mais nove porções da mesma substância”, acrescentou o comandante.
Além da droga, foram apreendidos R$ 250 em dinheiro e um aparelho celular. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça e deverá responder pelo crime de tráfico de drogas.
O GM de Souza destacou que a ocorrência reforça a importância das fiscalizações de trânsito no combate a outros crimes.
“Muitas vezes uma simples abordagem de trânsito acaba se tornando uma prisão. Uma das maiores causas de acidentes nas vias é o uso do celular ao dirigir. Quando as viaturas se deparam com essa situação, a abordagem vai ser realizada. Nesta ação, logramos êxito em desbaratar um tráfico de drogas, inclusive com a confissão do condutor de que estava vendendo a droga”, concluiu.
