SEMAS vai organizar a distribuição em breve nos CRAS
Arapongas recebeu 668 unidades do cartão “Comida Boa”, programa do Governo do Estado do Paraná voltado à segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade econômica. A entrega dos cartões foi feita à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que está organizando a distribuição para os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O Comida Boa é um benefício estadual de transferência de renda que concede R$ 80 por mês às famílias habilitadas, por meio de um cartão alimentação, para compra de alimentos e itens essenciais nos estabelecimentos comerciais credenciados. O recurso não pode ser sacado em dinheiro — deve ser utilizado diretamente em supermercados, mercados e empórios que aceitem o cartão.
QUEM PODE RECEBER
Podem ser beneficiárias famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com o cadastro atualizado; possuem renda familiar per capita de até R$ 218,00; preferencialmente não recebem o Bolsa Família — embora famílias com condições especiais também possam ser incluídas. A seleção dos beneficiários é feita pelo Governo do Estado, com base nos critérios sociais e de renda. Não é necessário novo cadastro quando a família já faz parte do CadÚnico e atende às regras. Os cartões poderão ser retirados pelo responsável familiar nos CRAS do município. Os beneficiários devem procurar o CRAS mais próximo da residência para retirar o cartão, munidos de documento pessoal com foto (como Registro Geral – RG e Cadastro de Pessoa Física – CPF). A Secretaria Municipal de Assistência Social vai orientar em breve sobre datas, horários e locais específicos de retirada. O horário dos CRAS é de segunda a sexta-feira, das 07h às 15h.
COMIDA BOA
“Esta ação representa um alívio financeiro direto para centenas de famílias em Arapongas, auxiliando-as a garantir o acesso a alimentos e produtos de higiene e reduzindo as brechas de segurança alimentar. Para os comerciantes locais, a circulação do recurso ainda contribui com a economia local, ao incentivar o consumo nos estabelecimentos credenciados”, comenta a secretária da SEMAS, Terezinha Zin Canassa. “O Cartão Comida Boa integra um conjunto de políticas estaduais voltadas à redução da pobreza e ao fortalecimento da rede de proteção social, com recargas periódicas para as famílias que continuarem enquadradas nos critérios socioeconômicos. Mais segurança alimentar, dignidade e apoio para quem mais precisa”, finaliza.