A Guarda Municipal de Arapongas realizou diversas ações preventivas e repressivas ao longo da sexta-feira (16), em diferentes pontos da cidade, com foco na segurança da população, fiscalização de trânsito e combate a ilícitos.
Patrulhamento preventivo na Zona Norte
No período da manhã, por volta das 7h25, equipes da GM intensificaram o patrulhamento preventivo na região da Zona Norte, incluindo bairros como Jardim Aeroporto e áreas próximas à UPA, CSU, escolas municipais, CMEIs, unidades de saúde, ginásios esportivos e demais próprios públicos. Também foram realizados pontos base esporádicos, fiscalização de trânsito e orientações a pessoas em situação de rua. Durante a ação, não foram registradas ocorrências.
Ainda pela manhã, às 7h30, as equipes realizaram ponto base em locais estratégicos da região central, como o cruzamento da Rua Perdizes com a Rua Rouxinol e Avenida Gaturamo com a Rua Tico-Tico Rei, com o objetivo de reforçar a sensação de segurança para moradores e comerciantes. Nenhuma alteração relevante foi constatada.
Homem é preso por desacato e posse de droga
Já no período da tarde, por volta das 13h27, a GM foi acionada para atender uma ocorrência nas proximidades da rodoviária, na Rua Gralha Azul, na Vila Edio. Segundo denúncias, pessoas em situação de rua estariam consumindo bebida alcoólica, brigando e amedrontando comerciantes e clientes.
Durante a abordagem, a maioria deixou o local após orientações. No entanto, um homem identificado passou a desacatar verbalmente a equipe, recebendo voz de prisão. Ele reagiu passivamente, sendo necessário o uso de força moderada para contê-lo. Com o suspeito, foram encontrados R$ 22,42 em dinheiro e uma pequena porção de substância análoga à maconha. O indivíduo foi encaminhado à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.
Motocicleta com sinais adulterados é apreendida
Por volta das 15h30, durante patrulhamento na Avenida Maracanã com a Rua Acantizo, no Parque Siomara, a GM abordou uma motocicleta ocupada por dois indivíduos que demonstraram atitude suspeita ao avistar a viatura. Durante a fiscalização, foi constatado que o condutor não possuía CNH e que a motocicleta apresentava adulteração de sinais identificadores, com chassi e motor suprimidos, além de placa incompatível com o veículo original.
O condutor relatou ter adquirido a motocicleta por meio de anúncio em rede social, pagando R$ 2.700 via Pix. Diante dos fatos, ele foi encaminhado à 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas para as medidas legais. Não houve necessidade do uso de algemas, pois o conduzido colaborou com a equipe.