A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu aproximadamente 1.680 aparelhos celulares sem procedência, avaliados em cerca de R$ 3 milhões, na noite de segunda-feira (12), no bairro Xaxim, em Curitiba. Dois homens foram presos em flagrante pelo crime de descaminho.
A ação teve início após a atitude suspeita ser percebida por um policial civil que passava pela região e observou duas vans estacionadas, enquanto indivíduos realizavam a transferência de caixas de papelão de um veículo para outro. Diante da situação, o policial realizou a abordagem.
Durante a fiscalização, foi constatado que 20 caixas estavam lacradas e etiquetadas como se contivessem guardanapos de papel. Questionados, os suspeitos informaram que se tratava de produtos eletrônicos, porém não souberam explicar a origem da carga nem apresentaram notas fiscais, o que reforçou a suspeita de crime.
Ao abrir as caixas, os policiais encontraram diversos celulares novos, ainda embalados, de várias marcas, incluindo modelos comercializados por valores superiores a R$ 11 mil nos sites oficiais. A estimativa é de que os aparelhos sejam oriundos do Paraguai.
“Os indivíduos não apresentaram qualquer documentação que comprovasse a procedência da mercadoria, o que caracteriza o crime de descaminho”, explicou o delegado André Feltes, da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC).
Diante dos fatos, toda a carga foi apreendida e os dois homens foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.