Uma idosa de 68 anos foi vítima de um ataque de cão na tarde desta quarta-feira (07), na Rua Janos Dessewffy, no Jardim Esperança, em Apucarana.
A ocorrência mobilizou equipes do SIATE do Corpo de Bombeiros, que prestaram atendimento no local e encaminharam a vítima para atendimento médico.
De acordo com o soldado Cabral, do Corpo de Bombeiros de Apucarana, as equipes foram acionadas para atender a situação envolvendo o ataque do animal.
“As equipes do SIATE atenderam uma situação de ataque de cão. A idosa, de 68 anos, acabou infelizmente sendo atacada. Quando chegamos ao local, a vítima estava em pé, deambulando, sendo assistida pelos vizinhos”, relatou o soldado.
Segundo Cabral, a mulher apresentava ferimentos de corte no braço, causados pela mordida do animal, além de uma lesão no polegar direito, provocada pela queda durante o ataque.
“A vítima teve ferimentos de corte no braço devido à mordida do animal. Nós realizamos o curativo no local, fizemos apoio no braço e também atendimento na lesão do dedão, que ocorreu na queda. Em seguida, encaminhamos a vítima ao Hospital da Providência”, explicou.
O soldado destacou ainda que a situação exigiu maior atenção por se tratar de uma paciente oncológica, o que pode agravar os riscos em casos desse tipo.
“Trata-se de uma paciente oncológica, que faz tratamento há bastante tempo, o que acaba deixando a vítima mais vulnerável”, acrescentou.
Conforme informações repassadas pelos bombeiros, o cão não pertencia à vítima, sendo de um vizinho. O animal estaria solto, sem coleira e sem focinheira, no momento do ataque.
“O cachorro era de um vizinho. Infelizmente estava solto, sem focinheira e sem coleira, o que acabou resultando nesse acidente”, afirmou Cabral.
Ainda segundo o soldado, a idosa sofreu a mordida no braço e a queda, sendo realizado o procedimento padrão do SIATE.
“Fizemos o curativo para isolar o local, mantê-lo limpo, realizamos a limpeza com soro e prestamos todo o atendimento necessário. Por sorte, havia vizinhos no local, que ajudaram a conter o ataque até a chegada das equipes”, concluiu.
A vítima foi encaminhada ao Hospital da Providência, onde permaneceu sob cuidados médicos. As circunstâncias do ataque devem ser apuradas.

