Uma ação do Conselho Tutelar, com apoio da Polícia Militar, foi registrada na noite de terça-feira (6), em Jandaia do Sul, durante diligências relacionadas à situação de uma criança de 1 ano e 4 meses.
De acordo com as informações, o apoio policial foi solicitado pelo Conselho Tutelar de Cambira, que realizava procedimentos para a retirada da criança de uma residência. A medida teve como base fatos registrados anteriormente naquele município, quando a criança foi entregue de forma provisória à irmã mais velha, de 19 anos, moradora de Jandaia do Sul, após familiares informarem não ter condições de permanecer com a guarda.
No primeiro endereço indicado, a irmã não foi localizada. Em seguida, as equipes fizeram contato com a mãe da criança, que estava em via pública acompanhada de familiares. Questionada sobre o paradeiro da filha, a genitora informou que a criança estaria com a irmã mais velha, porém se recusou a informar o local.
Mesmo após diversas orientações sobre a necessidade de esclarecimento da situação, a mulher manteve resistência em colaborar. Posteriormente, o Conselho Tutelar conseguiu contato telefônico com a irmã mais velha, solicitando que apresentasse a criança. Na sequência, a própria mãe entrou em contato com o Conselho Tutelar informando que não entregariam a criança e que não repassariam o endereço onde ela se encontrava.
Durante o atendimento, familiares da genitora causaram tumulto no local, o que dificultou o andamento dos trabalhos das equipes envolvidas. A situação foi registrada para as providências cabíveis e acompanhamento dos órgãos competentes.