Uma operação policial deflagrada na manhã desta quarta-feira (17) mobilizou diversas forças de segurança no município de Sabáudia, no Norte do Paraná, com foco no combate ao tráfico de drogas na modalidade delivery.
A ação foi coordenada pela 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, com apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), da Rotam e do 15º Batalhão da Polícia Militar de Rolândia.
O soldado W. Fernandes, da Polícia Militar de Arapongas, explicou que a operação teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão e mandados de busca e apreensão, resultado de um trabalho investigativo minucioso.
“Na manhã dessa quarta-feira, a 7ª Companhia Independente, contando também com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas, o BPMOA, e também da Rotam e do 15º Batalhão de Rolândia, deflagraram essa operação na cidade de Sabáudia, cujo objetivo era dar fiel cumprimento a mandados de prisão e também a mandados de busca e apreensão.”
Segundo o policial, as investigações duraram cerca de três meses e envolveram o setor de inteligência da unidade em conjunto com o Ministério Público.
“Por cerca de três meses, o setor de inteligência da nossa unidade, juntamente com o Ministério Público, realizou um levantamento de informações robustas, através de vigilância e monitoramento contínuo, acerca de um grupo que estaria realizando o tráfico de drogas na modalidade delivery.”
O soldado destacou que os criminosos utilizavam uma estratégia para tentar despistar a fiscalização.
“É uma modalidade em que as pessoas se passam por entregadores, que é uma atividade lícita, porém, na verdade, eles estão fazendo a entrega de substância entorpecente.”
Durante a operação, os policiais conseguiram cumprir os mandados judiciais, resultando na prisão de quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher.
“Na manhã de hoje, os policiais militares realizaram o cumprimento desses mandados de busca e apreensão e também de prisão, culminando na prisão de quatro pessoas. Além disso, todos os aparelhos celulares e outros objetos ligados ao crime de tráfico de drogas foram apreendidos.”
Os materiais recolhidos serão encaminhados para perícia, o que pode gerar novos desdobramentos na investigação.
“Esses objetos passarão posteriormente por perícia para que sejam levantadas maiores informações e, talvez, outros desdobramentos da prática desse crime.”
Por fim, o soldado W. Fernandes ressaltou que, apesar do crescimento desse tipo de crime, a Polícia Militar segue atenta e preparada.
“Esse método tem crescido não só na nossa região, mas em todo o estado do Paraná, como uma forma de ludibriar as equipes policiais. Porém, os policiais militares e todo o aparato de segurança pública já estão cientes dessa modalidade e temos conseguido reprimir de maneira bastante satisfatória esse tipo de crime.”