Elvis Fontana levantou a maior carga absoluta da competição

O atleta araponguense Elvis Fontana participou no domingo, 14, do 1º Torneio de Levantamento Terra de Maringá. Em uma demonstração de força bruta e técnica apurada, Fontana arrancou do chão a impressionante marca de 235 quilos, a carga absoluta mais pesada de toda a competição, que reuniu atletas de todo o Paraná.

O feito representou mais do que a conquista da maior barra do dia: foi a quebra de um limite pessoal. O atleta superou o próprio recorde, que era de 227,5 kg, estabelecido no Campeonato Paranaense deste ano. “Foi uma sensação indescritível. Treinamos duro para momentos como esse, para superar nossos próprios limites. Ver a barra subir com esses 235 kg foi a confirmação de todo o esforço durante os dias exaustivos de treinamento”, declarou.

Apesar de ter erguido a barra mais pesada do torneio, o pódio ficou para outros atletas. Isso porque a competição foi regida pelo sistema International Powerlifting Federation (IPF) Points, um método de coeficientes que nivela as diferenças entre peso corporal, idade e sexo, premiando o desempenho relativo mais eficiente. No entanto, o levantamento da carga absoluta mais pesada ficou com o representante de Arapongas.

Mas as razões para celebrar não pararam por aí. O atleta revelou que já carrega no peito outro motivo de enorme orgulho. O desempenho no Campeonato Paranaense de Powerlifting que ocorreu em novembro, em que ficou entre os Top 5 da categoria Júnior, rendeu-lhe um convite especial: uma vaga na Seleção Paranaense da modalidade. Isso significa que Fontana vestirá a camisa do Paraná no Campeonato Brasileiro, que será realizado em Minas Gerais no primeiro semestre de 2026. A data exata ainda será confirmada pela Federação.

“É a realização de um sonho. Representar meu estado e também minha cidade em um campeonato nacional. O resultado de hoje em Maringá só aumenta minha confiança e minha disciplina para trabalhar ainda mais. O foco agora é ajustar os detalhes, evoluir e chegar 100% em Minas”, projetou.

A trajetória dele começa a ganhar contornos nacionais. O powerlifting paranaense ganha um novo nome de destaque, um atleta que não apenas levanta pesos extraordinários, mas também eleva o nome de Arapongas a cada competição que participa.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: