Imagem por: André Rangel/Canal 38

A manhã desta sexta-feira (12) foi marcada por celebração, emoção e muito conhecimento no plenário da Câmara Municipal de Apucarana. Em uma final vibrante, o Colégio Nossa Senhora da Glória — o tradicional “Glorinha” — conquistou o título da primeira edição da gincana da Escola do Legislativo, superando Colégio Evolução, Colégio Cívico-Militar Osmar Guaracy Freire e Colégio Mater Dei. A vitória veio após um empate geral nas perguntas, sendo definida pelo critério da melhor torcida.

A dupla campeã, formada por Lívia Sayuri e Bernardo Haponiuk, ambos do 8º ano, garantiu ao colégio uma viagem pedagógica ao Congresso Nacional, em Brasília, proporcionada pela Escola do Legislativo.

“Foi muito competitivo”, diz Lívia Sayuri

Com um sorriso emocionado, Lívia Sayuri celebrou a conquista e destacou o esforço coletivo.

“Eu estou muito feliz com o esforço de todo mundo. Todos foram muito bem e colaboraram demais. Foi ótimo”, afirmou.
Para ela, a competição exigiu preparo:
“Com certeza foi bem acirrada. Todo mundo estudou muito e isso deixou tudo ainda mais competitivo.”

A estudante ressaltou o papel decisivo da torcida:
“A torcida foi ótima. Ajudou muito. Foi o que desempatou. Eu só tenho a agradecer. Agora, a expectativa para conhecer Brasília está alta. Estou muito animada para ir.”

“A vitória é nossa”, comemora Bernardo Haponiuk

Bernardo Haponiuk também descreveu o momento como inesquecível.

“A gente ficou bem alegre. Estudou muito. Todas as equipes estavam bem preparadas. Vencemos por um ponto na torcida, mas acertamos todas as perguntas. É uma emoção muito boa, dá uma sensação de alívio.”

Ele explicou que o preparo foi intenso:
“Foi muito estudo, muita determinação. A gente queria muito ganhar. Organizamos a torcida, nos preparamos… foi difícil, mas valeu a pena.”

Surpreso com a oportunidade de conhecer Brasília, Bernardo admitiu:
“Nunca pensei que teria essa oportunidade. Não sei como vai ser, não tenho ideia.”

A ansiedade também fez parte da experiência:
“Dormir não foi tranquilo. Demorei, fiquei nervoso, suei bastante. Agora, alivia.”

E deixou um agradecimento especial à parceira de equipe:
“A minha vitória não é só minha, é dela também. A nossa vitória. Quero agradecer meus pais, meus amigos, a torcida, a Escola do Legislativo e a escola por confiar em mim.”

Prefeito Rodolfo Mota destaca importância do projeto

O prefeito Rodolfo Mota elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo e ressaltou a importância de aproximar os jovens do funcionamento dos poderes públicos e dos temas relacionados à cidadania. Ele parabenizou os alunos, professores e organizadores pelo empenho e destacou que ações como essa fortalecem o senso crítico e o conhecimento sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

Vereador Guilherme Livoti avalia ação como um marco

Idealizador da Escola do Legislativo em Apucarana, o vereador Guilherme Livoti celebrou o sucesso da primeira edição da gincana. Ele destacou o alto engajamento dos estudantes, o apoio das famílias e o excelente nível de preparação das equipes, que demonstraram profundo conhecimento sobre Apucarana e sobre os temas estudados.

Livoti reforçou que o objetivo principal — aproximar os jovens da política, da história da cidade e do funcionamento do Legislativo — foi plenamente alcançado.

Final marcada por conhecimento e dedicação

A prova final trouxe perguntas específicas sobre a história, os personagens e o funcionamento de Apucarana. Todas as equipes acertaram todas as questões, demonstrando preparo e seriedade. O desempate veio pela animação das torcidas — e foi nesse quesito que o Glorinha se destacou.

Participaram da etapa final:

Colégio Mater Dei – Davi Benassi Aceti e Pedro Schmidt Barriquelo

Colégio Evolução – Tiago e Felipe

Colégio Cívico-Militar Osmar Guaracy Freire – João Otávio Mira Moreira e Melissa Cristina Galvão Batista

Todos foram acompanhados por seus professores e demonstraram dedicação exemplar.

Vitória que inspira o futuro

Além de garantir a viagem a Brasília, o título reforça o compromisso de Apucarana em formar jovens mais conscientes, participativos e preparados para exercer sua cidadania.

A expectativa é que iniciativas como essa passem a integrar de forma permanente a formação educacional dos estudantes — e que muitos deles, no futuro, retornem ao plenário da Câmara não mais como competidores, mas como líderes da cidade.

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