A noite desta quarta-feira (10) marcou um momento especial para a Associação Filantrópica Ferra Mula, em Apucarana.

Com a proximidade do fim do ano, a entidade apresentou o balanço de 2025, destacando resultados expressivos e o impacto direto na vida de milhares de pessoas. O repórter André Rangel, do Canal 38, esteve na sede da associação para conversar com o presidente Reinaldo Zanetti, que detalhou o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses.

De acordo com Zanetti, o ano foi marcado por um volume significativo de solidariedade. “Neste ano, nós doamos em média 450 mil reais. Atendemos 19 entidades de Apucarana e toda a região, incluindo Rio Bom, Marilândia, Cambira, Kaloré, além das APAEs, asilos e outras instituições que nos procuram e têm cadastro conosco. Também realizamos auxílios como fornecimento de remédios, cadeiras de rodas, muletas e muito mais”, destacou.

O presidente reforça que o alcance da associação ultrapassa os limites do município. “O Ferra mula não atende somente Apucarana, mas sim toda a região. Sempre que chegam pedidos, analisamos e despachamos. Temos ajudado toda a região do Vale do Ivaí”, explicou.

Além das ações filantrópicas, Zaneti comenta que as tradicionais quartas-feiras da casa continuam sendo um sucesso absoluto. “A casa está sempre cheia. Servimos cerca de 550 quilos de carne por noite e recebemos em média 400 pessoas. É um momento de bate-papo, confraternização e claro, de saborear o que eu sempre digo: o Ferra mula é a melhor costela do sul do mundo”, afirmou.

Expectativas para 2026

Ao falar sobre o próximo ano, Zaneti demonstra otimismo: “Aqui no Ferra Mula a gente não vê crise, e espero que ela não venha. Eu digo que o Ferra Mula tem o dedinho do Papai do Céu. A expectativa é manter esse padrão, sempre com a casa cheia, inovando e trabalhando cada vez mais”.

Ele também celebrou a criação do projeto “Ferramulino por um dia”, lançado em 2025. “Se você tem vontade de vir trabalhar com a gente numa quarta-feira, nós arrumamos um guarda-pó, você colabora, faz sua doação e nos ajuda muito. É uma experiência que aproxima ainda mais a comunidade do nosso trabalho”, explicou.

Zaneti aproveitou para agradecer todos que contribuíram ao longo do ano. “Quero agradecer às pessoas que frequentaram o Ferra Mula, que direta ou indiretamente ajudaram para que tudo isso acontecesse. Também agradeço aos Ferramulinos, esses voluntários como eu que trabalham todas as quartas, alguns até na quinta ou no domingo. Somos 41 pessoas trabalhando gratuitamente, pagando mensalidade e ainda levando ‘puxão de orelha’ de vez em quando”, brincou.

Última quarta-feira do ano e convite ao público

Zaneti lembrou que a próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro, será a última do ano. “Tenho certeza de que a casa vai estar cheia, como sempre acontece no encerramento. Depois disso, voltamos apenas na terceira semana de janeiro, no dia 21 de janeiro de 2026”, disse.

Antes de encerrar, o presidente deixou um convite especial aos moradores de Apucarana e região:
“Você que ainda não veio ao Ferra Mula este ano, ou que já veio e quer retornar, está convidado. Na próxima quarta-feira, dia 17, a partir das 17h45, venha consumir a melhor costela do sul do mundo. Esperamos por todos vocês!”

O Ferra Mula encerra mais um ciclo reafirmando seu compromisso com a solidariedade, a transparência e o apoio às instituições que transformam vidas em toda a região.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: