Uma operação integrada realizada na tarde desta terça-feira (09), em Icaraíma, resultou em uma das maiores apreensões do ano no Paraná.
Em uma ação conjunta do BPFRON, Batalhão de Polícia Ambiental e NEPOM da Polícia Federal, as equipes localizaram cerca de 3,5 toneladas de maconha, além de quatro fuzis calibre 7.62, uma pistola Glock 9 mm, três veículos e duas embarcações utilizadas na logística do tráfico. Um homem de 22 anos foi preso.
A apreensão ocorreu em uma área rural próxima ao Rio Paraná, durante patrulhamento voltado ao combate de crimes transfronteiriços. As equipes identificaram movimentação suspeita de veículos e embarcações entrando em uma propriedade e, ao realizarem a abordagem, flagraram uma operação criminosa em andamento.
No local, os policiais encontraram 3.526 kg de maconha, já embalados para transporte. Todos os materiais, armas e veículos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra. O prejuízo estimado ao crime ultrapassa R$ 7,3 milhões.
O major Eldison Martins do Prado, do BPFRON, destacou a relevância da operação:
“Então está se concluindo nesta terça-feira uma grande apreensão, uma ação policial na cidade de Icaraíma, onde foram apreendidas três toneladas e meia de substância entorpecente do tipo maconha. São mais de 3.500 quilos de maconha, quatro fuzis HK calibre 7.62, uma pistola 9 milímetros, um indivíduo preso e também uma logística de três veículos apreendidos. É uma apreensão considerável e importante, que mostra o quanto é essencial que as ações policiais continuem acontecendo na região de fronteira. O policiamento está integrado; esta ação foi realizada pela Polícia Militar do Paraná em conjunto com a Polícia Federal, por meio do grupo NEPOM.
É fundamental conter esses ilícitos ainda na faixa de fronteira, evitando que adentrem outras regiões do estado e do país, onde acabam gerando violência e danos muitas vezes irreparáveis à sociedade. Armas e drogas como essas alimentam quadrilhas e organizações criminosas. Por isso, é muito importante que essas ações continuem, com os policiais cada vez mais integrados, agindo de maneira estratégica, posicionados em pontos-chave e evitando a sobreposição de esforços. Quando se une conhecimento, logística e trabalho coordenado, o enfrentamento ao crime organizado se torna muito mais eficaz. Essa é uma ação que garante mais segurança não apenas aos paranaenses, mas a todo o país.”
A Polícia Militar reforça que denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia do BPFRON: (44) 99985-2726.