Imagem por: Lucas Leal/canal 38

A noite de terça-feira (09) foi marcada por celebração e reconhecimento no Ginásio Lagoão, em Apucarana, durante a cerimônia de premiação dos estudantes que se destacaram na 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 19ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

O evento reuniu famílias, professores e autoridades, e destacou o desempenho excepcional dos alunos da rede municipal.

Em seu discurso, o prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, ressaltou a grandiosidade da conquista dos estudantes e o impacto positivo que o investimento em educação tem gerado no município.

“Esse é um prêmio concedido para milhares de alunos que disputam essas provas no Brasil inteiro. E aqui em Apucarana, nós tivemos quase 1.300 alunos, do primeiro ao quinto ano, premiados. Seus filhos, seus netos que estão nos ouvindo: a gente está muito feliz. Quero agradecer as nossas professoras, as diretoras das nossas 36 escolas municipais e a nossa secretária de Educação, professora Ana Paula do Nato. Quero agradecer toda a equipe por esse grande trabalho ensinando as crianças astronomia, matemática, leis da física, coisas muito bacanas.”

O prefeito também destacou o desempenho dos estudantes na Mostra Brasileira de Foguetes.

“Para você ter uma ideia, 91 alunos foram premiados pela construção de foguetes. Eles construíram protótipos nas escolas municipais, e 91 desses alunos receberam premiação em nível nacional. Estamos falando de medalhas de ouro, prata e bronze, de um trabalho que vai muito além do ‘2 mais 2 igual a 4’. Estamos falando de foguete, estamos falando de astronomia.”

Durante a fala, Rodolfo Mota fez questão de reforçar os investimentos realizados pela administração municipal para fortalecer o ensino:

“É essa educação que a gente acredita. Por isso acrescentamos dois itens no uniforme — a mochila e a regata —, reforçamos a merenda escolar, investindo mais de R$ 2 milhões na compra de carnes e legumes dos nossos agricultores, e estamos cuidando dos ônibus do transporte escolar. Para o ano que vem, já anunciamos o short-saia para as meninas e o moletom com touca para as crianças dos CMEIs, porque Apucarana precisa de touca de manhã, é uma cidade de vento e frio.”

O prefeito ainda anunciou um dos maiores investimentos estruturais previstos para a rede municipal: a climatização das escolas.

“Já anunciamos a instalação de aparelho de ar-condicionado em todas as salas de 21 escolas e CMEIs. Encontramos escolas com 36 graus dentro da sala, com professor usando dois ventiladores para dar aula. Vamos mudar essa realidade, começando pelas unidades mais afetadas.”

Rodolfo Mota também comentou sobre a situação do Lagoão, que mesmo lotado para a cerimônia, voltou a apresentar problemas de alagamento após a forte chuva registrada no início da semana.

“Hoje, com a chuva que caiu, nada venceu. Bueiro, córrego, ponte… nada segurou. Mais uma vez o Lagoão alagou, e tivemos que socorrer com servidores, caminhão-pipa, mangueira, para lavar tudo e permitir o evento. E Apucarana não combina com seu principal espaço de eventos alagando toda vez que chove. Por isso vamos fazer uma grande reforma, talvez a maior da história do Lagoão.”

Segundo o prefeito, uma ampla revitalização será iniciada já no início de 2026.

“Vamos refazer toda a drenagem, mexer na quadra para deixá-la no tamanho oficial e instalar assentos em todo o Lagoão. Chega dos bancos de concreto gelado, do pessoal trazendo jornal ou almofada. Esse espaço será completamente requalificado. Depois do próximo grande evento da educação, fecharemos o ginásio e daremos ordem de serviço em janeiro. O Lagoão vai ficar um espetáculo, lindo para a cidade.”

O evento foi o quarto realizado em apenas dez dias no ginásio, que seguiu lotado durante toda a programação.

Ao final, o prefeito parabenizou novamente os alunos premiados e destacou o orgulho da administração com o desempenho da rede municipal.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: