Abertura especial das 8h às 11h busca ampliar número de doadores antes do período de festas, quando aumenta a demanda hospitalar

O sábado (06/12) chega com um convite para praticar a solidariedade. O Hemonúcleo de Apucarana vai abrir as portas para coleta de sangue, das 8 às 11 horas, reforçando a mobilização para manter os estoques equilibrados no período de festas. A ação busca atender quem não consegue doar ao longo da semana e garantir o atendimento hospitalar durante o fim do ano, quando a demanda por sangue costuma subir.

O prefeito Rodolfo Mota reforçou o convite à população para que doe sangue, destacando o impacto do gesto. “Cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas. Nesta época do ano, muitas pessoas viajam, o que reduz o número de doadores, enquanto a probabilidade de acidentes nas estradas cresce. Pedimos que todos programem sua doação, transformando o espírito natalino em um ato concreto de solidariedade”, afirmou.

Juliana Gab Petchak, chefe do Hemonúcleo de Apucarana, explicou que a abertura aos sábados acontece uma vez por mês. “Sempre abrimos no segundo sábado de cada mês, justamente atendendo a um pedido da população que não consegue comparecer durante a semana”, explicou. Ela reforça que a presença do médico é obrigatória para o funcionamento e, por isso, as datas de abertura aos sábados seguem um cronograma prévio.

Juliana afirma que os estoques exigem reposição constante e que o trabalho é diário, quase de “formiguinha”. No fim do ano, essa reposição se torna ainda mais desafiadora, porque o número de doadores cai. “Em datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, período de férias e Carnaval, a necessidade aumenta. Por isso, pedimos que as pessoas doem antes de viajar ou participar das festas de final de ano. Assim, estarão ajudando a manter o estoque equilibrado”, solicitou.

A chefe do Hemonúcleo detalha como será o funcionamento do atendimento neste sábado. “Ao chegar o doador preenche um cadastro, passa pela triagem e responde a um questionário. Na sequência, ele é encaminhado para a coleta de sangue, que leva em média sete minutos e, ao término, recebe um lanche”, detalhou.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: