Durante a Operação Faro, realizada na noite desta quarta-feira (03) na zona rural de Arapongas, policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e equipes de apoio abordaram diversos ônibus e veículos em ações de fiscalização e combate ao crime.
Por volta das 23h, os policiais visualizaram um automóvel transitando sem a placa dianteira, o que motivou a abordagem. Durante a revista externa e interna do carro, o cão farejador Tanos, treinado para detecção de substâncias entorpecentes, apresentou sinal positivo para o painel do veículo. Para confirmação, foi acionado o segundo cão de faro, Rafena, que também indicou a possível presença de drogas.
Com base na fundada suspeita, amparada pelo artigo 244 do Código de Processo Penal, os policiais realizaram uma busca minuciosa no interior do automóvel. A equipe localizou aproximadamente um grama de haxixe, quantidade que não apresentava indícios de tráfico, caracterizando porte de drogas para consumo pessoal, conforme o artigo 28 da Lei 11.343/2006.
Diante do flagrante, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Infração Penal, como determina a Lei 9.099/95. O autor do fato foi cientificado sobre a necessidade de comparecimento à audiência no Juizado Especial Criminal e declarou estar ciente, comprometendo-se a comparecer em juízo.
A Operação Faro segue intensificando o patrulhamento e o uso de cães treinados para fortalecer o combate às irregularidades e ampliar a segurança nas rodovias da região.