Uma operação integrada entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e o 25º Batalhão da Polícia Militar resultou, nesta terça-feira (02), em uma das maiores apreensões de celulares contrabandeados já registradas em Umuarama. A ação ocorreu no Jardim Metropolitano, após denúncia anônima indicar que produtos ilícitos estavam sendo descarregados em uma residência.
As equipes deslocaram-se até o local e, após diligências, localizaram diversas caixas contendo 1.735 celulares, além de 441 unidades de cigarros eletrônicos. No imóvel, também foram encontrados R$ 10.505,00 em dinheiro escondidos sob uma cama de casal. O morador, um homem de 35 anos, foi preso em flagrante. A carga milionária foi encaminhada à Receita Federal e o detido conduzido para a Polícia Federal de Guaíra. O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 1.871.050,00.
A operação fez parte da Protetor de Divisas e Fronteiras, Operação NATAL 2025, Operação CODESUL II e Operação F.A.R.O., todas voltadas ao combate ao crime organizado e aos delitos transfronteiriços.
Ao comentar a ação, o major Eldison Martins do Prado, do BPFRON, destacou a importância da ofensiva integrada e fez um alerta sobre a cadeia criminosa por trás desse tipo de delito. Em fala completa, ele afirmou:
“Esta ação de combate ao contrabando e descaminho praticada na cidade de Umuarama pela Polícia Militar do Paraná, através do 25º Batalhão de Polícia Militar e também integrantes do Batalhão de Polícia de Fronteira, BPFRON, ela integra a Operação CODESUL 2, que é uma operação onde os policiais, as forças de segurança atuam simultaneamente, tanto no estado do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o propósito de fortalecer a articulação institucional e também intensificar o enfrentamento ao crime organizado e o enfrentamento aos delitos transnacionais e interestaduais, com a premissa maior que é a proteção à vida e ao patrimônio.
Essa apreensão teve uma repercussão positiva, tendo em vista a quantidade de materiais apreendidos, foram mais de 1.600 celulares, um indivíduo foi preso, com esse indivíduo havia uma quantia em espécie de mais de 10 mil reais e também uma quantidade de cigarros eletrônicos que estava também nesse depósito. Então, é uma apreensão importante e, no caso do contrabando de cigarros e o descaminho de aparelhos celulares, são crimes que levam prejuízo ao fisco, levam prejuízo aos comerciantes locais, aqueles comerciantes que trabalham legalmente, que pagam seus impostos, se veem prejudicados com esse tipo de crime. É importante a polícia fazer esse combate.
Também é importante lembrar que esse crime começa na região de fronteira através de uma logística criminosa. Então, os criminosos se organizam para a consumação desse delito. Esta ação envolve, às vezes, embarcações muitas vezes ilegais, embarcações até mesmo, em alguns casos, roubadas, com motores e barcos roubados, furtados. E, muitas vezes, essas organizações ainda utilizam indivíduos que estão com mandados de prisão, foragidos da justiça. Essas organizações criminosas muitas vezes cooptam jovens para essa atuação. Trazem jovens, jovens que muitas vezes deixam de estudar para trabalhar nesse contexto de carregamento, ficar posicionados como olheiros para monitorar e denunciar a movimentação da polícia. Enfim, é um conjunto de ilícitos que se somam para que o contrabando e o descaminho aconteça em grande escala.
Então, esta apreensão mostra que as forças de segurança estão atuantes, que estão gerando prejuízos às organizações criminosas e dando o recado para aqueles que almejam iniciar nesse delito, que cogitam iniciar nesses delitos, que a polícia está atuando, está fazendo apreensões e o prejuízo aos criminosos pode acontecer.”
O BPFRON reforça que informações anônimas continuam sendo fundamentais no combate ao crime nas regiões de fronteira.
Disque denúncia: (44) 99985-2726
