Imagem por: Roberto Dziura Jr/AEN

Foram investidos R$ 82,5 milhões pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a compra das UTIs móveis. A entrega integra a estratégia de descentralização da Saúde adotada desde 2019, com foco no fortalecimento da frota municipal e da rede de urgência e emergência.

O Governo do Paraná entregou nesta quarta-feira (3) um grande reforço para a estrutura de urgência e emergência em todas as regiões do Estado: 150 ambulâncias equipadas como UTIs móveis. A cerimônia, conduzida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, marcou o início da distribuição da nova frota, que moderniza e amplia a capacidade de resposta dos municípios em situações pré-hospitalares.

Nesta primeira etapa, 100 ambulâncias foram encaminhadas para cidades que já contam com Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu, para locais com potencial de ampliação e também para unidades próprias do Estado. As outras 50 serão distribuídas nos próximos dias, totalizando o pacote anunciado pela Sesa.

“Hoje é uma entrega histórica para o Paraná. É o maior reforço da história com UTIs móveis. Estamos entregando ambulâncias totalmente equipadas, muito mais avançadas que as convencionais, e que garantem saúde e segurança no primeiro atendimento, seja num acidente de trânsito, num infarto ou numa emergência dentro de casa. É um motivo de muita alegria”, afirmou o governador Ratinho Junior.

Ele também destacou a dimensão da expansão. “Hoje o Samu tem um total de 65 ambulâncias UTI, as chamadas ambulâncias alfa. Só nesta entrega estamos colocando à disposição 150 unidades, mais do que o dobro do que existe em circulação. Vamos para 215 ambulâncias alfa atendendo a população em todo o Estado”, comemorou.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou que a entrega faz parte das estratégias de descentralização iniciadas em 2019. “Agora, mais um reforço de urgência e emergência, com ambulâncias totalmente equipadas, similares às de suporte avançado, para servir como backup ou integrar serviços onde o Samu já atua”, explicou.

Parte da frota será destinada a hospitais estaduais. “São 24 ambulâncias que vão compor os nossos hospitais: sete para o Complexo do Trabalhador, 13 para a Fundação Estatal e mais uma para cada hospital universitário do Estado”, completou o secretário.

A presidente do Comesp e prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, também destacou a importância das novas unidades. “Todos os municípios estão ganhando uma ambulância alfa, que salva muitas vidas no tempo de espera. É um investimento gigante na saúde, com mais de 150 ambulâncias sendo entregues”, afirmou.

Ambulâncias de alta tecnologia

Com valor unitário de R$ 550 mil, as novas ambulâncias contam com ventilador mecânico, monitor cardíaco, desfibrilador, oxímetro portátil, bomba infusora, aspirador portátil e cadeira de rodas. A estrutura permite qualificar salas de estabilização e aprimorar o atendimento pré-hospitalar. Entre as inovações, destaca-se o acesso lateral aos cilindros de oxigênio, que facilita o manejo das equipes.

A frota também terá papel fundamental no Verão Maior Paraná 2025/26, reforçando o atendimento no Litoral e nas praias de água doce do Noroeste, garantindo mais segurança em períodos de grande circulação de turistas.

O prefeito de Matinhos, Antonio Dalmora, destacou o impacto direto do reforço na região litorânea. “Essa ambulância vai ajudar muito o turista, o veranista e o morador. Temos a Operação Verão, os shows, e ela vem para nos ajudar muito”, disse.

O secretário das Cidades, Guto Silva, também comentou a importância da entrega das 150 novas ambulâncias:

“Olha, 150 novas ambulâncias, essas ambulâncias tipo Alfa, que são praticamente uma UTI móvel. São 150 unidades para equipar os consórcios e dar uma resposta rápida para a população. A gente sabe que esse equipamento faz uma diferença enorme quando temos uma urgência e emergência. O Estado do Paraná está preocupado com as pessoas, oferecendo equipamentos para nossas equipes poderem atender de forma mais ágil todas as demandas da área da saúde.”

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: