O evento é considerado o principal ambiente de debate e deliberação sobre a política pública de assistência social no Brasil
Arapongas vai estar presente na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que vai ocorrer de 6 a 9 de dezembro de 2025, em Brasília (DF). O município será representado pelo orientador social Vitor Viana, eleito delegado governamental por trabalhadores da assistência social de diversas regiões do Paraná durante a etapa estadual das conferências.
A participação de Arapongas na conferência ocorre em um momento decisivo, em que o Brasil discutirá o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Construção, Proteção Social e Resistência”. O evento é considerado o principal ambiente de debate e deliberação sobre a política pública de assistência social no país.
As conferências — que passam pelas etapas municipal, estadual e culminam na nacional — têm função estratégica: avaliar a política de assistência social, identificar desafios, discutir o cofinanciamento, propor diretrizes e formular ações que podem orientar o SUAS nos próximos anos. As deliberações aprovadas tornam-se subsídios para novas normativas, planejamentos e pactuações entre os entes federados.
Ao garantir um delegado na etapa nacional, Arapongas passa a integrar diretamente o debate federal, levando a perspectiva do município para um espaço de decisão que define prioridades e pode impactar programas, serviços e financiamentos em todo o país.
“A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, ressalta que a presença do município na conferência fortalece o compromisso com a participação democrática e com o aprimoramento contínuo das políticas públicas de proteção social”, destaca a secretária da pasta, Terezinha Zin Canassa.