Distribuição de panfletos ocorreu na Avenida Arapongas, no Centro
A campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres” em Arapongas promoveu uma ação de conscientização com entrega de panfletos no fim da tarde de quinta-feira, 27, na Avenida Arapongas. A atividade ocorre em parceria da Prefeitura de Arapongas, por meio das Secretarias Municipais de Políticas Públicas para a Mulher e Pessoa com Deficiência (SEMUPE) e de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), em conjunto com a Delegacia da Mulher e Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal.
Desde o dia 25 até o dia 09 de dezembro, há uma diversidade de ações que vão ocorrer em diferentes espaços do município durante a campanha, como rodas de conversa, palestras, entre outras atividades.
16 DIAS
Os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, conforme o site da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres Brasil, é uma campanha anual e internacional que inicia em 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A iniciativa é de ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e segue coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, mundialmente, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.
Em 2025, a ação volta esforços ao enfrentamento da violência digital contra mulheres e meninas, uma das formas de abuso que mais cresce no mundo. O que começa on-line, a violência digital impacta a vida real, silencia vozes, causa danos profundos e, em casos extremos, pode levar até à violência física e ao feminicídio. Diante disso, a conscientização torna-se essencial. É somente por meio da informação, do diálogo e da mobilização social que se consegue identificar, prevenir e combater todas as formas de violência de gênero, inclusive aquelas que se manifestam nos ambientes virtuais.