Na manhã desta sexta-feira (28), o Colégio Estadual Cívico-Militar Padre José Canale, em Apucarana, realizou um evento especial que movimentou toda a comunidade escolar: o primeiro show de talentos com o tema décadas, destacando desde os anos 1940 até 2020. A atividade envolveu cerca de 400 alunos e trouxe apresentações de dança, desfiles, pesquisas e vivências culturais.
A professora de Educação Física Jane Souza explicou o objetivo do projeto. “Hoje nós estamos fazendo o nosso primeiro show de talentos, que retrata as décadas, desde a década de 40 até a década de 2020. Então o intuito desse evento é transportar os nossos alunos à década dos pais, dos avós, para eles conhecerem um pouco de como eram as danças, a música, a economia, daquelas décadas que eles não viveram.”
Segundo Jane, todo o trabalho envolveu pesquisa e aprofundamento sobre vários aspectos da história. “Eles fizeram pesquisas sobre as décadas, falando sobre religião, sobre política, tecnologia, medicina. Então, tudo isso é voltado para eles terem um maior conhecimento e desenvolvimento.”
O evento contou com a participação de todos os estudantes da instituição. “Hoje nós estamos em torno de 400 alunos, e todos eles vão realizar alguma apresentação aqui. Todos estão participando, seja na parte da pesquisa, da dança, do desfile ou das apresentações em geral”, explicou.
A professora destacou ainda a importância pedagógica da proposta. “É uma maneira de desenvolver o intelecto desses alunos da melhor forma e trazer um conhecimento para eles. Tirar eles dessa coisa de celular, de ficar voltado só com o mundinho deles. Transportar eles para o passado, para eles verem como foi a nossa infância, a infância dos pais, como que os pais dançavam, assistiam filme. Voltar para o passado para eles vivenciarem um pouquinho. Uma cultura diferente.”
O projeto encantou alunos, professores e famílias, fortalecendo o aprendizado por meio da arte, da história e da integração escolar.

