Atividade ocorreu no CRAS CSU com famílias atendidas pela Assistência Social Básica
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), promoveu, na terça-feira, 25, uma roda de conversa em alusão à campanha Novembro Azul, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro Social Urbano (CSU) com famílias atendidas pela Assistência Social Básica. No total, 31 pessoas participaram do evento.
A palestra, conduzida pela nutricionista Thayane Galvan (do Serviço Social do Comércio – SESC – Aeroporto), destacou que a saúde masculina depende das escolhas e cuidados diários, e que a prevenção é essencial para garantir qualidade de vida. Foram apresentadas estatísticas sobre doenças que afetam os homens, como câncer de próstata, Acidente Vascular Cerebral (AVC), hipertensão e diabetes.
Também se discutiram estigmas sociais que dificultam a procura por atendimento, como, por exemplo, o dado de que 70% dos homens só vão ao médico por influência da família e muitos chegam com doenças avançadas.
Os homens vivem, em média, sete anos menos que as mulheres, devido principalmente à violência, acidentes e doenças cardiovasculares. A campanha Novembro Azul, por isso, ampliou o foco para além do câncer de próstata, abordando outras questões de saúde masculina.