O prefeito de Apucarana fez um alerta nas redes sociais nesta terça-feira (25), à tarde sobre um golpe que está sendo aplicado na cidade usando o nome da prefeitura e o dele próprio. Rodolfo Mota explicou que moradores relataram terem sido alvo da tentativa de fraude, na qual estelionatários utilizam convites falsos para eventos com o objetivo de enganar a população.
De acordo com o prefeito, criminosos estão fazendo ligações nas quais se passam por representantes da administração municipal, convidando para jantares, confraternizações ou eventos oficiais. O golpe se completa quando, ao final da ligação, solicitam que a vítima informe um código que chega por mensagem.
“Atenção, pessoal. Tem gente tentando aplicar golpe na cidade usando o nome da prefeitura, o meu nome, falando de um convite para jantar, confraternização, evento. Ao final da ligação, que é cheia de detalhes e muito persuasiva, a pessoa pede um código. Esse código é utilizado para hackear o WhatsApp. Então, por gentileza, não tem nada disso. Em hipótese alguma nossos agentes, servidores ou o gabinete pediriam qualquer tipo de código para confirmar presença em evento, festa ou jantar.”, afirmou o prefeito.
Rodolfo destacou que pelo menos duas pessoas o procuraram relatando a tentativa de golpe, reforçando que os golpistas utilizam informações convincentes para enganar as vítimas.
“A ligação é muito persuasiva. A pessoa dá detalhes e acaba convencendo. Então vamos deixar todo mundo alerta para que isso não aconteça e a gente possa pegar esses malandros que estão usando o nome da prefeitura e o nosso nome para tentar aplicar golpe na nossa cidade.”, concluiu.
A orientação é clara: nenhum servidor público ou setor da prefeitura solicita códigos por telefone. A população deve ficar atenta e repassar o alerta para familiares e amigos, evitando cair nesse tipo de golpe que tem se tornado cada vez mais comum em várias cidades do país.