A manhã desta terça-feira (25) ocorreu um momento importante para as vítimas de furtos e roubos de celulares.
Em Apucarana, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou a entrega oficial de celulares recuperados por meio do projeto RecuperaCel — ação que tem ampliado significativamente a taxa de localização e devolução de aparelhos furtados e roubados em várias cidades do Estado.
Os dispositivos restituídos foram subtraídos em ocorrências registradas entre 2023 e 2025 nos municípios de Apucarana, Jandaia do Sul, Faxinal e Ivaiporã. O evento foi realizada nas dependências da Faculdade de Apucarana (FAP).
Durante o evento, o delegado do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira, destacou a estruturação e a metodologia que permitiram o êxito do projeto em várias regiões do Paraná.
Segundo ele, “nós organizamos, através da definição e padronização de uma metodologia de trabalho, uma busca pela maior eficiência na recuperação de aparelhos de telefonia celular subtraídos de inúmeras vítimas. Já realizamos no Estado do Paraná essa iniciativa em diversas cidades, entre elas Londrina, Apucarana, Toledo, Cascavel, São Mateus do Sul e Curitiba. Teremos novas etapas também em Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.”
O delegado ressaltou que o uso de tecnologia é fundamental na localização dos aparelhos e que a rotina de recuperação tem gerado resultados expressivos: “permite que a Polícia Civil se insira nessa rotina com eficiência, devolvendo dezenas e centenas de celulares em várias cidades do Paraná. Apucarana é uma das cidades que se inseriu nesse projeto e executou muito bem essa iniciativa.”
Já o delegado da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, Marcus Felipe, enfatizou a satisfação das equipes em garantir que bens considerados perdidos voltem às mãos das vítimas.
“É uma satisfação enorme fazer a entrega desses aparelhos. A implementação do projeto na nossa subdivisão não contemplou apenas Apucarana. Simultaneamente, também foram feitas entregas em Jandaia do Sul, Faxinal e Ivaiporã, totalizando 58 telefones recuperados e devolvidos.”
Ele explicou que o trabalho é fruto de uma estratégia conjunta: “Foi um trabalho focado, de inteligência, coordenado pelo setor de furtos com o doutor Vitor, e com cooperação de instituições parceiras, inclusive operadoras de telefonia. É muito gratificante devolver um bem caro, que muitas pessoas adquirem até com financiamento.”
Marcus Felipe também destacou que a recuperação de aparelhos já vinha ocorrendo antes mesmo do projeto ser oficialmente implantado: “Além dos aparelhos devolvidos hoje, entre 20 e 30 celulares já haviam sido recuperados e entregues desde o início do ano.”
O delegado reforçou a importância do registro do boletim de ocorrência para o sucesso das investigações:
“A primeira coisa é registrar o boletim de ocorrência. E, ao registrá-lo, levar a nota fiscal ou a caixinha do telefone, onde consta o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). A partir dessa identificação, conseguimos iniciar o trabalho e localizar o aparelho.”
Com a continuidade do RecuperaCel em todo o Estado, a Polícia Civil reforça o compromisso com a eficiência investigativa e com a devolução do patrimônio das vítimas, garantindo mais segurança e confiança à população.


