A Câmara de Vereadores de Apucarana realizou, na noite desta segunda-feira (24), mais uma sessão itinerante, desta vez na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA). A iniciativa integra o projeto legislativo que leva as sessões para diferentes locais da cidade, aproximando o Parlamento da comunidade e do setor produtivo.
A vereadora Eliana Rocha destacou a importância do encontro, que reuniu empresários e lojistas. A sessão foi encerrada mais cedo, por deliberação do plenário, devido ao falecimento de Vlamir. Para a parlamentar, porém, o fato não comprometeu a qualidade do debate.
“Tivemos que encerrar um pouco mais cedo por deliberação do plenário devido ao falecimento do Vlamir, mas foi uma acolhida muito importante. Tivemos aqui vários empresários, vários lojistas, e a gente agradece. É muito importante essa proximidade da Câmara Municipal com todos os setores de Apucarana”, afirmou.
Ela agradeceu à diretoria da ACIA pela recepção e reforçou a relevância da parceria institucional.
“Agradeço à presidência da ACIA por essa acolhida, por esse carinho com o poder público de Apucarana e com a Câmara Municipal.”Durante a sessão, foram discutidos os projetos aprovados na sessão extraordinária, envolvendo extinção de cargos, mudanças administrativas e alterações na cobrança de impostos. Eliana, que presidiu os trabalhos, não votou, mas avaliou a reunião como produtiva.
“Eu acho que o debate foi produtivo. Os projetos foram enviados de forma rápida para análise e votação. Estava na presidência da sessão extraordinária, então não precisei votar. Se precisasse, me posicionaria tranquilamente.”
A vereadora reconheceu que as propostas provocam efeitos variados na cidade:
“São projetos que modificam muitas coisas que vêm acontecendo em Apucarana. A gente sabe que às vezes desagrada um, agrada outro. Faz parte do projeto político da cidade. Tenho certeza que os projetos têm pontos positivos, mas também pontos negativos. Foi uma discussão muito boa e muito importante.”Ela também destacou a pluralidade de opiniões no plenário.
“Vários vereadores se colocaram contra os projetos, e isso é importante. Isso mostra a que veio a Câmara Municipal de Apucarana: para discutir e deliberar sobre assuntos relevantes, cada um dentro de sua visão e área.”Por fim, Eliana confirmou que esta foi a última sessão itinerante de 2025. As atividades devem retornar em fevereiro de 2026.
“Acreditamos que no ano que vem voltamos provavelmente em fevereiro. As sessões itinerantes têm sido muito proveitosas, porque mais pessoas têm conhecido o trabalho e o poder da Câmara Municipal.”