A Prefeitura de Arapongas e a Faculdade Honpar assinaram, na manhã desta segunda-feira, 24, o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), que, segundo o Ministério da Saúde, é um instrumento que visa fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade para o conjunto dos cursos da área da saúde, e garantindo o acesso a todos os estabelecimentos de saúde, sob a responsabilidade do gestor da área de saúde, como cenário de práticas para a formação no âmbito da graduação e da residência em saúde.
Este processo de contratualização viabiliza o fortalecimento da integração entre instituições de ensino, serviços de saúde e representantes das comunidades ao colocar todos para discutirem a organização dos cenários de prática do território em que atuam, assumindo responsabilidades mútuas. A assinatura ocorreu no gabinete, com a presença do Prefeito Rafael Cita, do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, do superintendente Médico, Fernando Marques, da diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Onofre da Silva Cita do presidente da Associação Norte-Paranaense de Combate ao Câncer, Umberto Tolari, que é mantenedora da instituição de ensino, e equipe.
Na prática, o documento formaliza um convênio entre a faculdade, que pode utilizar a rede pública de saúde para auxiliar nos processos de ensino, e o município, que permite essa utilização mediante o recebimento de contrapartidas, que podem ser melhorias como reformas, pinturas e móveis. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Caravelle e San Rafael já estão recebendo algumas dessas melhorias, como móveis e equipamentos.
Para o prefeito Rafael Cita, “esta parceria só vem a fortalecer ainda mais a rede de saúde do município em benefício tanto da população quanto dos alunos e profissionais da faculdade”.
Segundo os representantes da faculdade, há planos para investimentos futuros em outras áreas e unidades de saúde de Arapongas.
MEDICINA
O curso recebe 60 alunos por ano, divididos em dois processos seletivos que ocorrem em janeiro e julho. O objetivo é a formação sólida dos médicos, com perfil técnico-científico que busca sempre o ensino integral para atuação profissional de excelência que prioriza o atendimento humanizado, técnico, e voltado para integralidade da atenção à saúde, levando em conta a responsabilidade social. Para isso, utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como o Problem Based Learning (PBL) – aprendizagem baseada em problemas e o método Team Based Learning (TBL) – com aulas e discussões de casos.
Formalização ocorreu no gabinete do prefeito nesta segunda-feira, 24.