A noite desta quinta-feira (20) terminou com uma ação intensa da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) em Arapongas, que resultou na prisão de dois homens por tráfico de drogas no Jardim do Café. O comandante da equipe, GM De Souza, conversou com o repórter Caio Andrade, do Canal 38, e detalhou toda a operação.
Segundo ele, a equipe estava em patrulhamento tático pela região quando a movimentação suspeita chamou atenção. “Na tarde de hoje, no início da noite, nós estávamos em saturação ali no Jardim do Café. Passamos pela Academia da Terceira Idade, ali na Rua Rouxinol, perto do Campo da Alvorada. Quando na Cotovia, avistamos um indivíduo em frente a uma casa”, iniciou De Souza.
A residência já vinha sendo alvo de denúncias. “Casa essa que tem alguns moradores tendo denunciado quanto à movimentação de pessoas e relatando algo estranho ali”, explicou.
Ao abordar o suspeito, conhecido no meio policial, a equipe encontrou drogas. “Nós abordamos esse indivíduo, e antes de sair com a motocicleta ele foi interceptado. De pronto, ele falou que estava com flagrante. Fizemos a busca e estava com ele, na cintura da calça, dois tabletes de substância análoga à maconha, que posteriormente deu o peso de 1 kg”, revelou.
A equipe então seguiu até a residência onde o entorpecente havia sido buscado. No local, havia mais dois indivíduos. Um deles admitiu ter ido até ali para adquirir droga para uso. “Ele dispensou a quantidade de maconha que pesou 25 gramas, que ele pega nesse peso aí com esse cara. Ele relatou onde estava e também foi conduzido”, contou De Souza.
O terceiro suspeito, apontado como proprietário da casa e responsável por fornecer a droga, fugiu ao perceber a chegada da ROMU. “Ele subiu o telhado e vazou pelos telhados de vizinhos. Solicitamos apoio de outras equipes, porém não logramos êxito em localizá-lo. Mas ele já é conhecido por diversas passagens por tráfico de drogas e se evadiu com uma sacola amarela nas mãos, provavelmente com mais entorpecente”, afirmou.
Documentos encontrados na residência confirmam que o local pertence ao fugitivo, que será responsabilizado. “A casa dele tem documentos que comprovam que a residência é dele, e ele vai ser relatado à autoridade policial”, destacou o comandante.
As buscas pelo suspeito continuam. “Se encontrado, ele vai ser apresentado também, visto que já será relatado nesse flagrante. E provavelmente vai ter que responder por este crime.”
Os dois homens detidos também possuem antecedentes. “Sim, os dois já têm passagens, inclusive um deles tem tráfico”, disse De Souza.
Para o comandante, a ação atendeu a um pedido antigo dos moradores. “Moradores do local já não aguentavam mais esse movimento. Ele não soltava porção pequena para uso, mas porções maiores. Tanto que esse indivíduo saiu com dois tabletes. Provavelmente agora essa casa não vai funcionar mais como biqueira, e esse é o objetivo da Guarda Municipal.”
De Souza reforçou ainda a importância da denúncia. “Fator primordial é a população. Dependemos dela e estamos aqui em prol dela. A população pode contar com a gente. Estamos à disposição para eliminar esses indivíduos, esses marginais que têm acabado com as nossas famílias.”
A ocorrência foi encaminhada à autoridade policial, e a ROMU segue em patrulhamento.
