Uma ocorrência de grande proporção mobilizou equipes de resgate no início da tarde desta sexta-feira (14) às margens da BR-376, em Marilândia do Sul. Um caminhão foi atingido por um trem e arrastado por aproximadamente 250 metros, deixando o motorista ferido, porém consciente. O Corpo de Bombeiros de Apucarana, a ambulância municipal e a equipe da CCR RodoNorte atenderam a situação.
De acordo com o subtenente Carmo, do Corpo de Bombeiros de Apucarana, a cena ao chegar no local impressionou pela gravidade.
“Quando a gente chegou, boa parte do caminhão estava à frente do trem. Por causa do impacto, a cabine acabou se desprendendo e ficou ao lado da linha férrea. O motorista estava dentro da ambulância de Marilândia do Sul, já consciente e orientado”, relatou.
Segundo o bombeiro, o maquinista informou que o motorista do caminhão teria saído de uma empresa próxima ao cruzamento.
“O maquinista disse que viu ele saindo da empresa, e até o pessoal da empresa gritou para o condutor. Ele olhou só para o lado esquerdo, mas o trem vinha da direita. O maquinista puxou a emergência, mas mesmo assim o trem arrastou o caminhão por cerca de 250 metros”, explicou Carmo.
Apesar do cenário de destruição, o motorista escapou com ferimentos leves.
“Ele estava consciente, orientado, com um corte pequeno na cabeça. Sem suspeita de lesões graves. Pela cinemática, foi um milagre. A sorte dele é que o vínculo do caminhão se desprendeu e a cabine ficou para trás”, afirmou o subtenente.
A carga do veículo também chamou atenção das equipes.
“Entrou pra nós que era um caminhão baú, mas chegando aqui vimos que era aberto. Havia quatro ou cinco caixas grandes jogadas ao lado da pista, provavelmente parte da carga”, acrescentou.
A força do impacto também arrancou parte do motor do caminhão.
“Se olhar ali, o motor ficou para fora. Tem óleo por todo o trajeto. O trem arrastou esse veículo até o ponto onde parou, uns 200 metros à frente”, disse Carmo.
A CCR PRVias, equipes da empresa responsável pela ferrovia e o Corpo de Bombeiros permaneceram no local até a liberação total da área e inspeção da linha férrea. O trânsito ficou parcialmente interrompido durante o atendimento.


