Imagem por: Canal 38

A Rua Rio dos Patos, no Núcleo João Paulo, em Apucarana, segue totalmente interditada após o surgimento de uma erosão causada pela corrosão da tubulação metálica que atravessa o local. O secretário municipal de Obras, Mateus Franciscon, detalhou o problema e as providências que estão sendo tomadas pela administração para garantir a segurança e o reparo definitivo da via.

De acordo com Franciscon, a situação não tem relação com a recente obra da Copel, mas sim com a degradação de uma antiga estrutura de drenagem.

“Infelizmente, já é uma rua que neste ano passou por alguns transtornos. Tivemos ali uma obra importante da Copel, de mais de 70 milhões de reais, mas essa situação não tem vínculo com a empresa. O que aconteceu é que existe uma tubulação metálica onde corre um rio que atravessa a lateral do João Paulo, e essa tubulação acabou corroendo o fundo. Essa corrosão criou uma erosão no subsolo, e o asfalto acabou cedendo”, explicou.

O secretário contou que, assim que o problema foi identificado, a rua foi interditada imediatamente.
“Na sexta-feira recebemos o aviso, fomos lá de imediato, interditamos a rua e fizemos a abertura para analisar a causa. Após avaliação da equipe de engenharia, condenamos a tubulação metálica. Se o tráfego continuasse, poderíamos ter outro desabamento e um acidente grave”, afirmou.

Segundo Franciscon, o reparo é considerado complexo.
“Devido à tubulação estar toda comprometida, será necessária a substituição completa. O município não possui o equipamento, o material e a mão de obra para esse tipo de serviço, então convidamos empresas a apresentarem propostas e vamos executar por dispensa de licitação, em caráter emergencial”, informou.

Outro desafio apontado pelo secretário é a necessidade de licença ambiental para a supressão de algumas árvores que impedem o acesso de máquinas ao local.

“Já estivemos com a Secretaria do Meio Ambiente, constatamos que não há árvores protegidas por lei, o que facilita a tramitação. Mas precisaremos dessa licença do IAT para dar continuidade”, disse.

A previsão é que, em cerca de 20 dias, a obra possa ser iniciada.
“Acreditamos que em torno de 20 dias, por se tratar de um caso emergencial, já consigamos estar com a obra em andamento, dependendo do trâmite das licenças e autorizações”, completou.

Por fim, o secretário fez um apelo à população:
“Pedimos que ninguém transite pela Rua Rio dos Patos. É perigoso trafegar ali, tanto para veículos quanto para pedestres. Já colocamos mais gradis metálicos para reforçar a segurança, mas precisamos da compreensão de todos para evitar acidentes”, concluiu Franciscon.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: