ELI Summit 2025 aconteceu na última semana em Natal
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda (SEMUDE), esteve representada em um dos maiores encontros de inovação e empreendedorismo do Brasil, o ELI Summit 2025, que aconteceu na última semana em Natal – RN. A gerente de projetos de inovação, Adriâna Gomes Batista, participou do evento representando o ecossistema de inovação Ninho Tech e a SEMUDE.
O encontro reuniu autoridades, pesquisadores, empreendedores e gestores públicos de todo o país. Foram 822 participantes de 25 estados, mais de 600 oficinas e mais de 400 rodadas de matchmaking, em um espaço de debates sobre tecnologia, políticas públicas e transformação econômica. Representantes de outros ecossistemas destacaram o protagonismo dos municípios que investem em inovação, afirmando que “as cidades que promovem conhecimento e conectividade são as que melhor se preparam para o futuro”.
Para a secretária da SEMUDE, Cláudia Lens, a presença de Arapongas no evento é motivo de orgulho. “Ver nossa cidade participando ativamente de mais um circuito nacional de tamanha relevância reforça que Arapongas não apenas acompanha, mas busca estar entre os principais atores que compõe a nova era de inovação, ciência e tecnologia que move a economia do Paraná”, pontua.
O Prefeito Rafael Cita também destacou o papel estratégico do município. “É uma honra ver nosso ecossistema de inovação ganhando visibilidade em nível nacional, participamos da Amprotec em outubro e agora no ELI Summit em novembro, ambos eventos de repercussão nacional. Arapongas tem infraestrutura, talento e visão de futuro para ser referência em tecnologia e desenvolvimento e fomentar tudo isso faz parte do nosso compromisso para com os munícipes”, afirma.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro essencial nessa trajetória, foi novamente a ponte que conecta o poder público, as empresas e o conhecimento técnico. A atuação tem possibilitado a Arapongas o acesso a missões técnicas, capacitações e redes de cooperação que fortalecem o empreendedorismo e a inovação local.
Outro destaque do evento foi o anúncio de que o Paraná será a sede do ELI Summit 2026, cuja próxima edição acontecerá em Londrina. O Estado celebra essa conquista como um reconhecimento de seu ecossistema vibrante e em expansão. Arapongas, inserida nesse contexto regional de inovação, já está articulando com o Sebrae para sediar missões técnicas do ELI Summit 2026 nas indústrias, demonstrando o potencial da estrutura produtiva e reafirmando o título de Capital Nacional Moveleira.
Com essa participação, Arapongas reafirma o compromisso em fomentar a inovação, fortalecer a economia e ampliar a presença do Ninho Tech como referência em tecnologia e desenvolvimento sustentável. A SEMUDE e o Ninho Tech seguem unidos na missão de transformar conhecimento em oportunidades, e oportunidades em progresso para toda a população.