Na tarde desta segunda-feira (10), a equipe Romu da Guarda Municipal de Arapongas voltou a interceptar mais um caso de tráfico de drogas praticado no chamado “método delivery”. A ação aconteceu durante patrulhamento no Parque Industrial e terminou com um homem preso e 13 porções de cocaína apreendidas. Na noite anterior, uma mulher já havia sido detida usando o mesmo esquema.
De acordo com o GM De Souza, comandante da equipe, a abordagem começou quando os guardas notaram a atitude suspeita de um motociclista.
“Exatamente na tarde desta segunda-feira nós estávamos em saturação ali no Parque Industrial, como de costume. Voltando, nós vimos uma motocicleta na Rua Guaratinga. Quando o condutor percebeu a viatura, ele virou bruscamente na Rua Pavão e já tentou fugir”, relatou.
A equipe iniciou o acompanhamento tático com sirene e sinais luminosos.
“O mesmo desceu a Rua Pavão sentido Bandeirantes e quase caiu tentando fugir. Já na Rua Drongo, próxima à área central, conseguimos abordar. Assim que recebeu a voz de abordagem, ele desceu da moto e saiu correndo, mas alcançamos”, explicou Souza.
Durante a revista, os guardas localizaram três porções de cocaína embaladas no formato conhecido no tráfico como “galo”, vendidas por cerca de R$ 50 cada. O suspeito usava uma bag de entregador para tentar despistar as equipes.
“Nas buscas, encontramos mais dez porções dentro da bag, totalizando treze. Ele estava com apenas dez reais porque o pagamento costuma ser via Pix. Ele já havia desobedecido ordem de parada, cometeu infrações de trânsito, não possui CNH e estava praticando tráfico de drogas”, completou o comandante.
De Souza destacou que esse método de entrega tem sido adotado por traficantes para evitar pontos de venda fixos, que geram denúncias de moradores.
“Eles estão usando esse artifício para fazer entrega. A ‘biqueira’ está ruim para eles, porque vizinhos denunciam. Então usam o delivery: o usuário pede, paga no Pix e o traficante entrega como se fosse encomenda. Mas aqui em Arapongas não vão lograr êxito. Nós estamos batendo em cima e quem tentar esse crime vai ser tirado de circulação”, concluiu.
O detido e os materiais apreendidos foram encaminhados para a autoridade competente.

