A manhã deste sábado (08) foi marcada por uma grande mobilização das equipes de saúde no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que devastou áreas de Rio Bonito do Iguaçu e deixou feridos, desabrigados e um cenário de destruição. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve no município acompanhando de perto o atendimento às vítimas e as ações emergenciais adotadas pelo Governo do Estado.
Segundo o secretário, mesmo diante da situação crítica, o atendimento à população foi reorganizado rapidamente.
“Registrar que estamos aqui em Rio Bonito do Iguaçu acompanhando o atendimento. O município, através da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu manter o atendimento em outro posto de saúde, com três médicos atendendo pessoas feridas com menor gravidade”, afirmou.
Beto Preto explicou que, após verificar a situação no município, seguiria para Laranjeiras do Sul para acompanhar o trabalho de suporte prestado às vítimas.
“Estou me deslocando daqui a pouco para Laranjeiras do Sul acompanhar o trabalho que está sendo feito lá. Também estamos enviando de Curitiba para cá, para Laranjeiras do Sul e para Rio Bonito, frascos de soro e insumos hospitalares. Vamos atender a todos com respeito, com dignidade, seguindo a ordem do governador Ratinho Junior”, destacou.
O secretário ressaltou ainda o esforço integrado das equipes de resgate e emergências médicas.
“Agora é um momento de crise, e a crise requer contingência. Nossas ambulâncias do SAMU de diversas regiões estão vindo nos ajudar neste momento aqui na região. Então, é um momento crítico. Vamos continuar avaliando todo o quadro e teremos mais informações no decorrer do dia de hoje”, concluiu.
Já em Laranjeiras do Sul, Beto Preto reforçou a chegada dos insumos enviados pelo Governo do Estado para ampliar o suporte aos hospitais da região.
“Estamos em Laranjeiras do Sul recebendo os insumos enviados pelo Governo do Estado para reforçar o atendimento nos hospitais da região após o forte temporal que atingiu o município. Ao todo, são mais de 14 mil itens, entre medicamentos e materiais hospitalares, que chegam para fortalecer o cuidado às vítimas e garantir suporte às equipes de saúde que seguem trabalhando sem descanso”, afirmou.
Ele destacou ainda o esforço contínuo dos profissionais de saúde.
“Os Hospitais São Lucas e São José já prestaram atendimento a mais de 750 pessoas em apenas 18 horas, um esforço conjunto que revela a força, a dedicação e o espírito solidário do nosso sistema de saúde. Profissionais de diferentes áreas têm se revezado para que ninguém fique sem assistência. Seguimos acompanhando a situação de perto, unindo esforços e buscando acolher cada pessoa afetada nesse momento tão delicado para toda a comunidade.”
A Secretaria de Estado da Saúde segue em alerta máximo e coordenando ações para garantir atendimento rápido, seguro e humanizado a todas as vítimas do desastre.