Operação conjunta atende reivindicação dos moradores, coíbe escapamentos adulterados e reforça o sossego nos bairros de Apucarana
A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), desencadeou na noite desta sexta-feira (07/11) a Operação Ruído Zero, uma ação conjunta das forças públicas que envolveu agentes de trânsito, Guardas Civis Municipais e contou com o apoio da Polícia Militar. As abordagens ocorreram na Rua Osvaldo Cruz, no centro, e também nas avenidas Itararé e Aviação, em diferentes regiões da cidade.
A operação teve como objetivo fiscalizar veículos com escapamentos adulterados e coibir infrações que comprometem a segurança e o sossego da população. O barulho excessivo de motocicletas tem gerado constantes reclamações dos moradores, e a alteração do sistema de descarga é uma prática ilegal, prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
No total, 65 veículos foram abordados, resultando nas seguintes autuações: dirigir sem possuir CNH (8), permitir direção a pessoa sem CNH (8), escapamento ineficiente (8), sem licenciamento (8), alteração no sistema de iluminação (3), dirigir sem cinto (2), veículo sem equipamento obrigatório (2), dirigir com CNH de categoria diferente (1) e descarga livre (1).
Durante a fiscalização, oito motocicletas foram removidas ao pátio do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) por irregularidades administrativas. Além disso, um motociclista foi preso por direção perigosa e desobediência.
De acordo com o secretário da Segtran, major Vilson Laurentino da Silva, a Operação Ruído Zero faz parte do plano permanente de fiscalização e ordenamento do trânsito em Apucarana. “Nosso trabalho busca garantir mais segurança, reduzir o excesso de ruído, diminuir o número de acidentes de trânsito e reforçar a sensação de tranquilidade nos bairros e na área central”, destacou.
A Segtran informa que novas etapas da operação serão realizadas em outros pontos da cidade, como parte das ações integradas de segurança e mobilidade promovidas pela administração municipal.