Teve início às 9h desta sexta-feira (07), no Cine Teatro Fênix, em Apucarana, a cerimônia de posse de novos servidores da educação e de conclusão do estágio probatório de profissionais da educação infantil.
O evento reuniu autoridades, educadores e familiares em um momento marcado por reconhecimento e anúncios importantes para a rede municipal de ensino.
Durante a solenidade, o prefeito Rodolfo Mota destacou a importância da chegada dos novos profissionais e apresentou um panorama completo sobre a situação da educação no município, enfatizando desafios enfrentados e ações implementadas em seu governo.
Em sua fala, o prefeito afirmou:
“Estamos muito felizes, reforçando o atendimento dos nossos alunos, contribuindo com os nossos professores, algumas salas com sobrecarga de trabalho, enfim, diretores. Estamos equilibrando a situação. Encontramos a nossa educação com déficit muito grande de professores, monitores do transporte, secretários. Nesse ano, já são 90 novos profissionais, servidores da educação, para poder fazer o melhor atendimento dos nossos alunos, para poder auxiliar os professores que já estão na carreira.
Nessa leva agora, são 40 profissionais, 30 professores e 10 assistentes de atendimento que vão trabalhar nas secretarias e no transporte escolar. Então, a gente está feliz. Claro, a gente não queria que faltasse profissional da educação nunca, mas essa foi a realidade que a gente encontrou, uma falta muito grande de profissionais, e ao longo desse ano, à medida que o financeiro foi permitindo, a gente foi chamando.
Lembrando que é lá na educação que a gente encontrou os professores 10 anos sem ter o seu INSS recolhido, 10 anos. Infelizmente, não fizeram a licitação do uniforme do ano passado para esse ano porque não tinham dinheiro para comprar o uniforme e as apostilas dos alunos. Tivemos que comprar em janeiro deste ano, juntar o dinheiro para poder comprar esse ano. Então, a gente está corrigindo essas coisas, acertando a questão orçamentária, financeira. Voltamos a pagar INSS de professores e professoras. Só isso já é mais de 20 milhões de reais. É uma despesa que durante 10 anos não tiveram. Deveriam ter pago, não pagaram, usaram esse dinheiro e não depositaram em lugar nenhum.
Este ano, voltamos a pagar o INSS, então estamos pagando 20 milhões de INSS e tendo que fazer a mesma educação para as nossas crianças. Aliás, fazendo o melhor, com mais profissionais, com mais cuidado. Aumentamos o kit do uniforme escolar, colocamos a regata e a mochila. Para o ano que vem, já estamos licitando short-saia para as meninas, que é um pedido das nossas crianças. Vamos fazer o anúncio de mais um item no uniforme escolar nos próximos dias.
Outras coisas importantes: estamos fazendo a licitação da empresa de engenharia que vai fazer a instalação elétrica dos aparelhos de ar-condicionado em 21 escolas este mês. Eram 20. Semana passada, anunciei mais a Escola Municipal Professora Maria Madalena Coco. Então, 21 escolas este mês, que ao longo do próximo ano vão receber aparelhos de ar-condicionado em todas as salas, para que o seu filho possa ter uma qualidade de ensino melhor, para que os nossos professores possam ter mais tranquilidade para trabalhar. Encontramos salas de aula que passam dos 35 graus num dia de calor, sol batendo na janela, professor dando aula com dois ventiladores ligados e mesmo assim não dava conta, alunos suando, transpirados, sentados na cadeira.
Então, nós estamos mudando essa realidade. Vamos começar a instalação primeiro nas escolas com situações mais críticas, além de outras reformas urgentes que precisamos fazer.
Quero agradecer à nossa secretária Ana Paula, a cada um dos nossos diretores e diretoras, professores, coordenadores, merendeiras, serviços gerais, secretários, operacionais, todo mundo que trabalha na autarquia. É um trabalho de muita gente. São 1.800 servidores e 13 mil crianças. O maior investimento da cidade em dinheiro é feito na educação para cuidar disso tudo. Temos muito carinho e muita responsabilidade. Estou muito feliz de poder estar aqui.
Pela primeira vez, nós chamamos todos os professores que terminaram o seu estágio probatório. Como funciona? Presta o concurso, fica 3 anos no estágio. Se dá tudo certo, passa pela avaliação e é efetivado no cargo de professor, ganhando estabilidade na carreira. Pela primeira vez, chamamos todos que terminaram esse estágio para serem reconhecidos. Entregamos um diploma, um certificado a cada um deles dizendo: ‘Olha, você tem três anos conosco, deu tudo certo, agora você está efetivado’. É mais uma maneira de reconhecer esses servidores, que junto com os 40 que entraram, também foram homenageados e recepcionados.
Hoje, tomaram posse 30 professores e 10 assistentes de atendimento, e reconhecemos a conclusão do estágio probatório de 856 servidores.
Além disso, comuniquei a todos que retomamos as obras dos CMEIs abandonados do Afonso Camargo e do Sancho dos Santos, e devemos ter até o final do ano uma nova empresa para retomar também as obras do CMEI do Catuaí.
Temos ainda dois novos CMEIs com licitação em andamento. Vamos dar a ordem de serviço, se Deus quiser, ainda este ano, no Solo Sagrado e no Interlagos. É uma obra muito esperada. E vamos retomar também a obra da Escola do Interlagos até o começo do ano que vem.
E tem um terceiro CMEI que estamos finalizando detalhes para anunciar à comunidade.
Neste mandato, vamos terminar três CMEIs abandonados e construir outros três. Vamos entregar seis novos CMEIs e abrir 500 novas vagas na educação infantil de Apucarana.”

