Ações preventivas prosseguem ao longo de todo o ano

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou, na quinta-feira, 30, a Campanha Outubro Rosa, com tradicional bingo no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam). O ato contou com a participação dezenas de mulheres, além do secretário da Saúde, Carlos Eduardo Arruda, diretora da Saúde, Sandra Onofre e a gerente do Cisam, Juliana Parazzi.

Durante todo o mês, a Prefeitura de Arapongas intensificou as ações preventivas, unindo as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Cisam em atividades focadas para a saúde das mulheres. Além disso, as mulheres araponguenses também podem contar com os atendimentos da carreta Agora Tem Especialistas, do Governo Federal. Arapongas é o primeiro município da Região Sul do Brasil a ser contemplado com a iniciativa. Em parceria com a Prefeitura Municipal, são ofertados consultas, exames e tratamentos focados em prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a fim de garantir atendimento completo e humanizado.

Conforme a Secretaria de Saúde, ao todo, 1.250 exames preventivos foram realizados, além de solicitações de mamografia, realização de testes rápidos, orientações e atendimentos médicos. “Com a nossa ampla rede, somados aos esforços da carreta, promovemos diversos atendimentos, bem como informações importantes sobre autocuidado, prevenção e rastreamento dos cânceres que acometem as mulheres. O saldo é positivo, mas reforçamos o alerta às mulheres que esses cuidados devem ocorrer ao longo de todo o ano todo, e não somente durante a campanha”, afirmou Arruda.

As atividades do Outubro Rosa ainda envolveram diversas palestras em empresas e escolas sobre a saúde da mulher, orientações sobre o câncer de mama e de colo do útero.

Arapongas conta com 30 UBSs e Cisam que desempenham atendimentos especializados para a saúde das mulheres.

OUTUBRO ROSA
Trata-se de um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A próxima campanha a ser desenvolvida no município será o “Novembro Azul”, com foco na conscientização dos homens sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: