Imagem por: Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) realizada nesta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, deixou 64 mortos, sendo 4 policiais, e 81 pessoas presas. Esta é considerada a operação mais letal da história do estado.

 

A ação faz parte da Operação Contenção, que mobilizou cerca de 2.500 agentes das forças de segurança para cumprir 100 mandados de prisão. Durante o confronto, criminosos reagiram com tiros, barricadas em chamas e uso de drones com explosivos.

Ao longo do dia, o tráfico organizou represálias em várias regiões do Grande Rio, bloqueando vias como a Linha Amarela e outras importantes artérias, gerando caos no trânsito e elevando o nível de alerta da cidade.

Além dos 64 mortos (entre eles 4 policiais), houve três civis feridos por balas perdidas. As forças de segurança apreenderam 93 fuzis, duas pistolas e nove motocicletas.

A operação também resultou na prisão de integrantes apontados como liderança e operadores financeiros do grupo criminoso. Instituições de ensino e unidades de saúde foram afetadas; dezenas de escolas na área dos complexos suspenderam atividades.

Autoridades estaduais afirmaram que a operação foi planejada e seguirá instigada por medidas de segurança. Organizações de direitos humanos e a Defensoria Pública da União criticaram a elevada letalidade e pediram apuração e garantias de direitos.

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: