Programa amplia capacitação de servidores, parcerias institucionais e implantação de modelo digital que aumenta a eficiência e a transparência das construções públicas
O Governo do Paraná anunciou nesta segunda-feira (27), durante o lançamento da 3ª edição da Jornada BIM Paraná – Presente e Futuro das Obras Públicas, um investimento de R$ 55 milhões para ampliar o uso da metodologia Building Information Modeling (BIM) nas obras públicas e na formação de servidores.
O evento, realizado no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, marca uma nova etapa na adoção da metodologia no Estado, que busca modernizar a gestão de projetos, obras e fiscalizações por meio da modelagem digital de informações.
O BIM permite a criação de modelos virtuais detalhados e multidisciplinares de edificações e infraestruturas, contendo informações sobre materiais, custos, prazos, desempenho energético e especificações técnicas, proporcionando mais precisão, transparência e economia aos cofres públicos.
“O Paraná foi pioneiro em colocar nos seus projetos uma modelagem que prevê a melhor execução com o menor tempo e o bom uso do dinheiro público”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que também preside o Comitê Gestor BIM. “Trouxemos municípios, órgãos de fiscalização e até outros estados para compartilhar desse conhecimento. Agora chegamos ao terceiro ciclo muito confiantes de continuar esse trabalho”.
Entre os exemplos de sucesso citados está a Ponte de Guaratuba, totalmente planejada e executada com o uso da metodologia BIM. A obra recebeu destaque nacional e resultou na primeira indicação ao selo ouro BIM Paraná, entregue ao Consórcio Nova Ponte, representado pelo engenheiro Luciano Pizzatto. O reconhecimento tem o objetivo de valorizar projetos públicos de excelência realizados com a tecnologia.
🎓 Capacitação e Expansão Tecnológica
Durante o evento, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) anunciou a criação de uma pós-graduação em uso do modelo BIM para servidores públicos, que será ofertada na modalidade a distância, com atividades práticas presenciais em polos regionais. O curso será conduzido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), com o apoio das demais universidades estaduais.
O pacote de investimentos inclui também o reforço dos Escritórios de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), responsáveis por desenvolver projetos de obras públicas para municípios com menos de 30 mil habitantes, enquanto capacitam engenheiros locais no uso da metodologia.
“É um investimento estruturante. Além do projeto que entregamos aos municípios, deixamos o legado de profissionais capacitados e qualificados”, destacou o secretário da Seti, Aldo Bona.
Outra frente do programa é o Construindo o Paraná Digital, que visa à estruturação tecnológica e à capacitação das 19 associações de municípios, além da criação de um ambiente comum de dados, que centralizará projetos, informações e processos, como explicou Lorraine Vacari, coordenadora da Estratégia BIM Paraná.
🤝 Parcerias e Cooperação Técnica
Durante o lançamento, foram firmadas parcerias estratégicas com órgãos e instituições para ampliar o uso do BIM no setor público. Entre elas, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Comitê Gestor BIM, além de cooperações entre a Seil e o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e o CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
Também foi firmada uma parceria entre o Governo do Paraná e o Governo do Piauí, que prevê a criação de um grupo de trabalho entre a Seil e a Procuradoria-Geral do Estado para publicar modelos de editais voltados à contratação de projetos públicos em BIM.
A Estratégia BIM Paraná é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, por meio do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI), e implementada pelo Comitê Gestor da Estratégia BIM Paraná, que conta com representantes de diversas secretarias estaduais e da Celepar.
Entre as autoridades presentes estavam João Carlos Ortega (Casa Civil), Alex Canziani (Inovação e Transformação Digital), Felipe Flessak (Cidades), Ivens Linhares (TCE-PR), Fábio Oliveira (Assembleia Legislativa), Fernando Furiatti (DER-PR), Luiz Fernando Garcia (Portos do Paraná), André Gonçalves (Ferroeste), Santin Roveda (Detran-PR), entre outros.