Uma ocorrência incomum mobilizou equipes policiais e do SAMU na madrugada desta quinta-feira (23) em Apucarana. Uma ambulância da unidade, que estava na base da cidade, foi furtada por um indivíduo que havia fugido do Hospital da Providência.
O socorrista do SAMU, Miquéias Romagnolo, relatou todos os detalhes do caso:
“Infelizmente tivemos essa infeliz surpresa na hora da madrugada. As equipes que estavam de plantão perceberam um barulho diferente na base. E quando o condutor saiu para verificar o que era, ele sentiu falta de uma das ambulâncias, a unidade 05, que fica na rua superior aqui. De imediato já foi acionada a polícia, realizado o boletim de ocorrência e iniciada a busca pela viatura.
Ela foi localizada, segundo relatos, passando por Jandaia do Sul, onde sofreu danos, e posteriormente em Kaloré. Infelizmente, uma das viaturas novas que nós temos foi bem danificada: a lateral direita, a parte superior, onde fica o ar-condicionado, e todo o sistema de iluminação e refrigeração da ambulância foram comprometidos, perfurando toda a parte superior. É uma ambulância que provavelmente terá perda total, e estamos acionando o seguro agora.
Todo esse trabalho aconteceu no decorrer da madrugada. A Polícia Militar agiu rapidamente, e conseguimos recuperar a ambulância. Ela foi furtada da base por volta de três e pouco da madrugada e, antes das cinco horas, já havia sido localizada. Agora vamos acionar o seguro, mas enquanto isso conseguimos fazer a substituição temporária da unidade. É uma ambulância que fará falta na frota do SAMU de Apucarana.
Durante a madrugada, as equipes sempre ficam sempre de prontidão. Assim que ouviram o barulho diferente, constataram o ocorrido. Não conseguiram seguir a ambulância imediatamente, porque quando ouviram o veículo acelerando e saindo, não souberam para qual direção ele havia ido. Mas eles estavam atentos e acionaram rapidamente as forças policiais.
Temos relatos de que o indivíduo era paciente do Hospital da Providência e havia fugido. O hospital já havia comunicado a polícia, e o faro policial foi eficiente: ao receberem a informação do furto da ambulância, rapidamente conseguiram ligar um caso ao outro e localizar o suspeito. Realmente, ele havia fugido do hospital e, de alguma forma, decidiu pegar a ambulância. É uma situação difícil de explicar.
Situações assim são inéditas aqui. Alguns anos atrás, houve furto de materiais de dentro da ambulância, mas o veículo nunca havia sido levado. Esperamos que seja a primeira e última vez, pois a ausência dessa ambulância prejudica o atendimento em Apucarana até que seja substituída.
Em relação à segurança da base, já há projetos em andamento, incluindo aumento do muro, mas não esperávamos que algo assim pudesse ocorrer. Não sabemos se o indivíduo agiu com intenção ou se estava em algum surto psicótico sem consciência do que fazia.”
A ambulância foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Jandaia do Sul, onde estão sendo tomadas as providências legais, e a polícia reforça que a situação servirá como alerta para a revisão de segurança nas bases do SAMU.