A Guarda Municipal de Arapongas realizou nesta quarta-feira (22) uma série de ações de fiscalização e atividades preventivas voltadas à segurança escolar e à educação no trânsito.

Logo pela manhã, equipes de Rádio Patrulha estiveram presentes na entrada dos alunos dos CMEIs Maria Hilda Grassano, Luciana Regina dos Santos Ruis e Geraldo Fernandes, no Jardim San Rafael. Durante a ação, os guardas interagiram com alunos e professores e auxiliaram na orientação do trânsito durante o embarque e desembarque, reforçando a importância da aproximação entre as forças de segurança e a comunidade escolar.

No Jardim Aeroporto, alunos do 3º ano C da Escola Municipal Cívico-Militar Alzira Horvatch participaram de atividades práticas na escolinha de trânsito. A ação contou com palestras e simulações em que as crianças atuaram como condutores, pedestres e agentes de trânsito, utilizando carrinhos elétricos e bicicletas. Ao todo, 26 crianças participaram da atividade, que tem como objetivo ensinar de forma lúdica o comportamento seguro no trânsito.

Ainda durante a manhã, equipes da GM estiveram nos colégios Francisco Ferreira Bastos e Garcez Novaes, no Centro, orientando alunos e educadores sobre o uso correto dos patinetes elétricos, conforme a Lei Municipal nº 5.450, de 1º de outubro de 2025. Panfletos e cópias da legislação foram distribuídos, e foi informado que a partir de novembro será intensificada a fiscalização quanto ao cumprimento das normas — com penalidades previstas para quem não se adequar às regras.

Encerrando as atividades do dia, representantes de diversas entidades civis e governamentais participaram de uma reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública e Trânsito, realizada na Avenida Gaturamo, no Jardim Aeroporto. Na pauta, foram apresentadas as ações da Semana Nacional de Trânsito, que incluiu blitz educativas, simulações de acidentes e panfletagens.
Durante o encontro, foi anunciada a construção, em breve, de um simulador de capotamento em Arapongas — fruto de uma parceria entre o DETRAN e o COMUTS, com apoio da sociedade civil — que será utilizado em atividades de prevenção de acidentes em toda a cidade e região.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: