O Hospital Torao Tokuda, popularmente conhecido como Hospital da Acea, completa 12 meses de funcionamento sob a direção do Instituto Santa Clara, com números expressivos de atendimento: foram realizadas 12.622 consultas e reconsultas, 2.300 cirurgias e 51.528 exames laboratoriais e de imagem, incluindo tomografias e ressonâncias.
O investimento do Instituto Santa Clara já soma R$ 22 milhões, destinados à reforma total do prédio, aquisição de equipamentos e mobiliário hospitalar. A construção do hospital, em área da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) — inicialmente conhecido como Hospital do Coração —, levou 17 anos até entrar em operação, agora focado em cirurgias eletivas em diversas especialidades.
Programa Opera Paraná e ampliação de atendimento
Na primeira semana de julho deste ano, o hospital iniciou as cirurgias pelo Programa Opera Paraná, mantido pelo Governo do Estado via Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). As consultas pré-operatórias e exames começaram em setembro de 2024, organizando as filas de espera e o agendamento das cirurgias.
Com um centro cirúrgico equipado com cinco salas de operação, o hospital possui atualmente 62 leitos de internamento, 18 médicos de diversas especialidades e 84 funcionários. Mensalmente, são oferecidas 7.256 refeições a pacientes, acompanhantes e equipe.
“Nos próximos meses, vamos instalar um tomógrafo e um raio X, além de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos”, anunciou o diretor-presidente do Instituto Santa Clara, Felipe Próspero Belo. Ele destacou que pacientes que aguardavam dois ou três anos por cirurgias agora estão sendo atendidos gradativamente, com média de 750 cirurgias/mês para residentes de Apucarana, Arapongas, Vale do Ivaí e outras cidades próximas.
Atendimento 100% SUS e parceria com a Acea
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou que o hospital, contratado diretamente pelo governo estadual, atende 100% SUS, diminuindo filas de cirurgias eletivas sem custos aos municípios. “Agradeço à diretoria da Acea, representando a colônia japonesa de Apucarana, pelo acordo que viabilizou o funcionamento do hospital. Destaco ainda a mediação do advogado Luis Carlos Leitão e do médico Hélio Kissina”, afirmou.
O novo diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Paulo Vital, avalia que a estrutura e a equipe do Instituto Santa Clara funcionam com eficiência e qualidade. “Com os municípios organizando as filas por especialidades e encaminhando os pacientes, essa parceria com o Estado está se consolidando e atendendo a clientela do SUS”, comentou.
Especialidades médicas oferecidas
O Hospital Torao Tokuda oferece atendimento nas áreas de:
-
Ortopedia
-
Oftalmologia
-
Vascular
-
Ginecologia
-
Cirurgia geral
-
Cirurgia urológica
-
Otorrinolaringologia