Iniciativa do Programa Saúde na Escola promove formação sobre higiene, alimentação e qualidade de vida para alunos do 3º ano da Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira.
Na manhã desta segunda-feira (6), cerca de 50 estudantes dos 3º anos A e B da Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira, localizada no distrito de Pirapó, receberam o certificado de “Heróis da Saúde” após concluírem uma formação voltada à promoção de hábitos saudáveis.
A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria entre a Autarquia Municipal de Educação (AME) e a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, com o objetivo de incentivar a adoção de práticas que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida das crianças.
Durante treze semanas, profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, vinculados à Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Lazarini, conduziram encontros com os alunos, abordando temas como higiene pessoal, alimentação saudável, prática de atividades físicas, prevenção de doenças e cuidados com o meio ambiente.
A cirurgiã-dentista Adriana Palú, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), destacou o envolvimento das crianças e os resultados positivos obtidos com a iniciativa.
“Os profissionais de saúde utilizaram uma metodologia lúdica para que as crianças se apropriassem do conhecimento a partir daquilo que já sabiam, agregando novas informações e orientações. Foi um projeto muito bonito. Os professores nos relataram mudanças positivas a partir dessa experiência”, afirmou Adriana.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Guilherme de Paula, participou da entrega dos certificados e reforçou a importância da integração entre os setores.
“Os profissionais da nossa Residência em Atenção Básica ensinaram as crianças sobre alimentação, cuidados com o meio ambiente, prevenção à dengue e outros temas. Agora, elas levarão esse aprendizado para casa, compartilhando com suas famílias. Saúde e educação precisam caminhar sempre juntas”, destacou o secretário.
A diretora da escola, professora Simone Galan Cara, também celebrou o sucesso do projeto.
“Nos dias em que os profissionais de saúde visitavam a escola, praticamente não havia faltas. Os alunos demonstravam grande entusiasmo e faziam questão de participar das atividades. O trabalho foi primoroso, contribuindo muito para a formação das nossas crianças. A escola estará sempre de portas abertas para a equipe da Saúde”, afirmou.
Participaram do projeto os residentes Thiago Silva Sales (educador físico), Gabriel Fernando Martins (fisioterapeuta), Fernanda Adami Menuci (psicóloga), Larissa da Silva Lucindo (nutricionista) e Beatriz Ribeiro Agustinho (enfermeira).