Atividade integra programação do Outubro Rosa, em que haverá várias ações especiais para o cuidado da saúde da mulher
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, abriu oficialmente a programação de atividades do Outubro Rosa com uma palestra sobre o câncer de mama nesta quinta-feira, 02, no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), com a ginecologista Carolina Peixoto. Além dos médicos, profissionais de saúde e servidores, o evento contou com as presenças da Diretora de Saúde, Sandra Onofre; do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda; e dos vereadores Toninho da Ambulância e Simone Sponton. Houve sorteio de brindes para as mulheres que participaram.
A gerente do Cisam, Juliana Parazzi, recepcionou os participantes e agradeceu a presença de todos. “Quero dizer para vocês que, neste mês, nós teremos várias atividades, e a principal é o agendamento da mamografia, que é um exame super importante”, comenta. “De janeiro a janeiro, ofertamos esse exame. Mas, no mês de outubro, como é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, nós promovemos ações mais intensificadas, também incluindo a coleta de preventivo”, reforça.
O secretário Carlos Eduardo Arruda enalteceu que, “neste outubro, nós preparamos um diferencial no atendimento, com agendamento de mamografia para ser bem rápido, sem demora, para diagnosticar ou prevenir e tratar o mais rápido possível”, pontuou, convidando todas as mulheres a participar.
Durante a palestra, a ginecologista Carolina Peixoto frisou: “cuidar de si mesma não é vaidade, é amor próprio e prevenção”, enalteceu, pedindo às mulheres que aproveitem a oportunidade para colocar os exames em dia para prevenção não só do câncer de mama, mas também do câncer de colo de útero. Carolina elencou “os fatores de risco modificáveis, em que a gente deve agir, em que a gente tem coisas para mudar e prevenir o câncer de mama. Então, a obesidade, sobrepeso, a gente sabe que é um fator de risco. É algo que se pode mudar, com a alimentação, atividade física. O sedentarismo, também é um fator em que a gente pode agir, fazer atividade física, principalmente atividade regular, a alimentação saudável, diminuir o consumo de álcool e também os maus hábitos de vida”, relatou.
A profissional comentou que “o câncer de mama é o câncer mais comum na mulher. Tem um diagnóstico precoce e pode ter cura. É por isso que a gente precisa fazer exames de rastreamento”, reforçou. “Eu quero que vocês tirem o mês para realmente cuidar de vocês. Cuidado tem que ser durante o ano inteiro, mas a gente tem essa oportunidade, mais flexibilidade para os exames, mais horários. Eu acho que até o momento de a gente se cuidar um pouquinho mais”, finalizou.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38