Imagem por: Vitor Dias/AEN

Apresentação gratuita integrou a programação do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e contou com a presença especial de 90 idosos, muitos deles assistindo a um espetáculo no teatro pela primeira vez. Ação fez parte do programa Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná, promovido pelo Governo do Estado.

O Cine Teatro Fênix, em Apucarana, recebeu nesta quarta-feira (1º) cerca de 400 pessoas para a apresentação do espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, da G2 Cia de Dança Teatro Guaíra. A sessão gratuita integrou a programação do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e contou com a presença especial de aproximadamente 90 idosos, muitos deles assistindo a um espetáculo no teatro pela primeira vez.

Destaque para o grupo de 50 pessoas do Sesc Marilândia do Sul, que viajou cerca de 30 km até Apucarana. Eles foram levados ao teatro pelo projeto Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, o programa tem caráter cultural e educativo e busca formar públicos e estimular diferentes faixas etárias a se aproximarem da arte.

O público idoso não apenas celebrou seu dia, mas também viveu uma experiência transformadora. A aposentada Sandra Maria da Silva, 62 anos, foi uma das que fez questão de prestigiar. “Eu acho muito importante para a gente distrair a cabeça, estar com outras pessoas. Pra mim é um remédio, é uma terapia participar dessas atividades”, disse.

Para muitos idosos, o evento representou o contato com a arte e também uma oportunidade de convivência. “É algo que não temos muito por aqui. Achei ótimo, bem interessante, bem diferente”, apontou Yoko Suzuki Akazaka, de 65 anos.

As amigas aposentadas Maria de Moraes, Eliana Modesto, Rosa da Silva e Maria Andrade, que toda semana se reúnem no Sesc Apucarana para atividades artísticas, estavam entre as mais animadas. “Viemos para prestigiar, mas também é uma forma de a gente se reunir, trocar ideias”, destacou Eliana. “Estamos aqui para festejar”, celebrou Maria Andrade.

O coordenador do grupo do Sesc Apucarana, Caio Fábio Machado, ressaltou que a experiência reforça ainda mais a importância da arte no cotidiano. “Temos atividades que promovem o bem-estar social e a qualidade de vida, sempre com linguagens artísticas. Adoramos quando aparece esse tipo de convite. Como estamos no Interior do Estado, não é sempre que temos contato com espetáculos assim”, disse.

PARCERIA – A programação especial no município é fruto de uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Apucarana com o Centro Cultural Teatro Guaíra, o Ministério da Cultura e o Governo do Paraná.

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, destacou a parceria que levou a G2 Cia de Dança até o município. Ele contou que a prefeitura está com uma programação especial durante o mês da pessoa idosa e a presença do grupo sênior do Centro Cultural Teatro Guaíra incentiva ainda mais esse público a participar de atividades artísticas. “É um prazer tê-los aqui”, disse.

O simbolismo da data foi citado, também, pelo secretário de Cultura e Turismo de Apucarana, Rodrigo Lievori. “Receber a G2, companhia sênior do Teatro Guaíra, no Dia da Pessoa Idosa é motivo de orgulho. Esse espetáculo valoriza e inspira nosso público 60+, reforçando a importância das políticas culturais voltadas para esse segmento”, destacou.

Com casa cheia, o espetáculo também foi marcado pela emoção. Para a assistente de enfermagem Janaína Silveira dos Santos, a presença do Teatro Guaíra na cidade foi um presente. “Nossa cidade é pequena, não costuma vir tantas atrações assim. Isso enche a gente de cultura, de vida. É maravilhoso, não tenho palavras, estou arrepiada até agora”, afirmou.

25 ANOS DE DANÇA – Com maturidade técnica e sensibilidade artística, a G2 – Cia. de Dança, única companhia sênior em atividade na América Latina, está completando 25 anos de atividade. Criada em 1999, a estreia da G2 aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos “Instável Sonata”, de Adriana Grechi, e “Pare, pense, faça alguma coisa!”, de Tuca Pinheiro.

Ao longo desses anos, a G2 vem se consolidando como um espaço de experimentação e inovação na cena cultural da dança. Inspirado em uma companhia pública holandesa formada por bailarinos master, o projeto surgiu com o propósito de explorar novos rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea, com liberdade criativa e valorização da maturidade artística dos bailarinos.

Atualmente, o elenco do G2 Cia de Dança é composto por nove bailarinos: Clionise de Barros, Júlio Mota, Rogério Halila, Leandro Nascimento, Cinthia Andrade, Grazianni Canalli, Neury Gaio, Daisy Wor e Ricardo Garanhani.

 

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: