Imagem por: André Garcia/Canal 38

A PR-444 permanece totalmente interditada na manhã desta quinta-feira (2) para a retirada de uma carga de produtos químicos após o tombamento de uma carreta registrado na quarta-feira (1º). O trabalho de transbordo da carga perigosa, que envolve múltiplas equipes de segurança, tem previsão de liberação da pista por volta do meio-dia.

O coordenador da Defesa Civil de Arapongas, Paulo Kümmel, explicou os detalhes da operação e os riscos envolvidos na movimentação do material. “Hoje nós estamos trabalhando em um caminhão que tombou ontem, com produto de alta volatilidade, ponto de ignição de 50 graus, ou seja, altamente inflamável. Trata-se de ácido propiônico. Ele, além de ser inflamável, prejudica as vias aéreas e pode gerar queimaduras nas pessoas. Por essa medida, e por não sabermos a integridade do casco do caminhão, foi decidido, junto com as outras forças, fazer o fechamento total da PR-444, do quilômetro zero ao quilômetro 38”, explicou.

Segundo Kümmel, a operação é fruto da união de diversas forças. “Os bombeiros chegaram primeiro, já fizeram o rescaldo com espuma, com a LGE. Bombeiros de Mandaguari e Apucarana vieram atender a situação dentro do caminhão. A Defesa Civil fez toda a sinalização e trouxe um posto de comando para que as decisões fossem tomadas. A PRE chegou em seguida e auxiliou na sinalização, enquanto o Departamento de Trânsito fez o controle nas extremidades em Mandaguari e Arapongas, para reduzir ao máximo o fluxo de veículos”, relatou.

A interdição abrange 38 quilômetros da rodovia, e os trabalhos seguem na manhã desta quinta-feira. “Pelo que estamos vendo, estão finalizando a retirada do produto. Uma vez concluída, será feito o destombamento do caminhão, que será colocado no guincho e rebocado para Arapongas, onde está a empresa responsável”, detalhou o coordenador.

ROTAS ALTERNATIVAS
Paulo Kümmel alertou motoristas que ainda precisem passar pela região para utilizarem rotas alternativas. “Os motoristas devem pegar caminhos alternativos, como a PR-218 via Astorga para Maringá, ou por Apucarana, entrando pelo Pirapó, Jandaia do Sul e região”, reforçou.

*O ácido propiônico (C₃H₆O₂) é um ácido orgânico de três carbonos, incolor e com odor desagradável, usado principalmente como conservante antifúngico em alimentos e rações.

*LGE – é um concentrado de espuma sintética que atua como uma espécie de detergente no combate a incêndios das classes A e B, especialmente em hidrocarbonetos e solventes polares.

 

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: