Lucas Bandeira Muniz brilhou na 3ª Etapa do Circuito Pé Vermelho, em Londrina
O enxadrista araponguense Lucas Bandeira Muniz sagrou-se campeão da categoria sub-14 na 3ª Etapa do tradicional Circuito Pé Vermelho de Xadrez, que aconteceu no último sábado, 27, em Londrina. A competição, que reuniu 50 atletas de 13 municípios paranaenses, vale vaga para o Festival Paranaense de Xadrez de 2026, consolidando-o como uma das grandes promessas do xadrez na região.
A vitória, além de marco pessoal para o jovem atleta, é reflexo direto dos investimentos da Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte.
Muniz é um fruto da escolinha de xadrez gratuita ofertada à comunidade, onde iniciou a jornada nos tabuleiros e se tornou atualmente um dos destaques da delegação araponguense, integrando a equipe que representará o município nos Jogos da Juventude do Paraná.
Para o secretário Municipal de Esporte, Altair Sartori, a conquista é a materialização do objetivo do projeto.
“É com enorme orgulho que comemoramos essa vitória do Lucas. Ela vai muito além de uma medalha; é a confirmação de que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social e desenvolvimento dos nossos jovens”, ressalta. “Ver um aluno da nossa escolinha subir ao lugar mais alto do pódio em uma competição de alto nível nos enche de satisfação e motivação para continuar ampliando e fortalecendo essas iniciativas. Estamos formando cidadãos e atletas”, declara Sartori.
O professor Kassio Barbosa, técnico do enxadrista e responsável pela escolinha, não esconde o orgulho e destaca a dedicação do campeão. “O Lucas é um exemplo de disciplina e paixão pela modalidade. Desde que chegou à escolinha, ele demonstrou uma sede de aprender e uma capacidade de concentração admiráveis para a sua idade”, pontua.
“Essa conquista é o resultado do trabalho em equipe, do apoio da Secretaria e, sobretudo, da perseverança dele. Ele é um talento que temos que acompanhar de perto, e tenho certeza de que ele terá um futuro brilhante pela frente”, projeta o professor.
XADREZ
A Escolinha de Xadrez é oferecida gratuitamente pela Prefeitura do Município de Arapongas, por meio da Secretaria de Esporte, e tem como objetivo popularizar a modalidade, desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e a tomada de decisões entre crianças, adolescentes e adultos. As aulas acontecem na sede da Secretaria de Esporte de Arapongas (Avenida Maracanã, nº 3.260, Vila Araponguinha), às terças e quintas, das 17h00 às 20h00. As inscrições estão permanentemente abertas, e novos alunos são sempre bem-vindos para descobrir os segredos e a magia do xadrez.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38